Conheça o autor de Florence e a Bruxa e A Menina Gato
Conheça o autor de Florence e a Bruxa e A Menina Gato

Publicado em 28/02/2020 às 11h23

Depois de algum tempo está de volta a seção "entrevistas com autores e autoras da comunidade" aqui no nosso blog!

Desta vez vamos conhecer o Elian Cruz, autor das séries Florence e a Bruxa, A Menina Gato e também do crossover (história que cruza personagens de HQs diferentes) entre os personagens de alguns quadrinhos aqui da Fliptru, Multiverso Fliptru!

Sem mais enrolação, segue a conversa com o Elian!

--

1. Como surgiu a vontade de contar histórias através dos quadrinhos?

Tenho a imensa vontade de contar e criar histórias desde a minha infância, mas eu comecei a focar na área de quadrinhos, como hobby e diversão mesmo, no ano de 2013 quando conheci a obra japonesa Bakuman.

Foi nesse momento que eu me apaixonei por esta arte e decidi me tornar quadrinista.

2. Você publica suas obras de forma independente na internet faz quanto tempo? E de onde veio essa vontade de investir em webcomics?

Faz pouco tempo na verdade (risos), eu publiquei pela primeira vez em 2018 em um blog.

Já a vontade de investir na internet veio porque eu queria que meus projetos alcançassem o máximo de pessoas possível.

Quero criar publico o suficiente para que, quando me aventurar nas vendas dos impressos em eventos, Comic Shops e etc, eu já tenha uma fanbase (base de fãs) estabelecida.

Além disso, acompanho diversos artistas do ramo que compartilham suas historias online, então me senti inspirado a fazer o mesmo.

3. Você tem várias séries publicadas na plataforma. Nos conte como você lida com o seu tempo para criar quadrinhos. Se dedica exclusivamente para isso ou usa o tempo livre para criar suas histórias? 

Eu uso o meu tempo livre.

Como no momento eu trabalho somente meio-período, costumo passar o resto do meu dia administrando meus projetos autorais.

Organizando qual vou escrever primeiro, quantas páginas desenhar por dia, qual será o próximo que publicarei, anotando novas ideias e etc.

Para lidar com isso eu separo cada tópico para um dia e até uma hora certa, por exemplo:

Segunda, quarta e sexta fico das 13h até 22h focado nos desenhos, terça e quinta mesmo horário, só que para os roteiros, e no final de semana trabalho em ambos. E por aí vai.

Não negarei que apesar de ser um ótimo tempo disponível, costuma ser muito cansativo e desgastante. Mas como já criei o hábito, consigo superar o sedentarismo para cumprir metas e prazos relacionados aos meus quadrinhos (risos).

4. Agora queremos saber como surgiu a ideia da série em quadrinhos Florence e a Bruxa?

Tudo surgiu durante minha época do ensino médio, neste período eu já tinha um projeto independente que chamo de ELIANIVERSE, que são diversos personagens e histórias que eu já tinha antes de Florence e a Bruxa e que eu queria juntar em um único universo. Só que não tinha ideia de por onde começar...

Tudo mudou durante o terceiro ano, eu acompanhava uma animação da Disney chamada Star Vs As Forças do Mal, onde uma garota mágica passa a conviver com um garoto comum. Fiquei fascinado com a vibe do desenho e quis produzir algo semelhante.

Quando Florence e a Bruxa começou era no formato de tirinhas e não saía pelo selo Elianiverse Produções.

Era a primeira vez que eu trabalhava com quadrinhos e estava em um momento decisivo, onde queria embarcar pra valer na criação de HQs, porém nada saía e eu nunca conseguia passar o que eu queria pro papel. Nunca estava satisfeito com a arte em si...

Alguns meses depois consegui, pela primeira vez, publicar uma obra autoral na internet. Foi o webmanga A Menina Gato.

Já com mais vontade e disposição, continuei com Florence e a Bruxa. Refiz tudo! Desde o design, os temas e até a história.

Em agosto de 2018 lancei o primeiro capítulo. Mesmo com alguns erros, decidi me arriscar do mesmo jeito.

5. E a ideia para A Menina Gato? De onde veio?

A Menina Gato surgiu Apenas como um hobby quando estava sem nada pra fazer, seja em casa ou na escola.

Isso mudou depois, porque comecei a gostar mais de fazer o mangá. A série acabou mudando de finalidade e se tornou uma espécie de experimento, me ajudando a praticar e aprender métodos de escrita e ilustração.

Nela eu posso experimentar de tudo um pouco e por isso as primeiras edições são tão curtas.

Atualmente eu levo a história de Saito e Yumi bem mais a sério, tanto que dei uma pausa nos capítulos justamente para me aprimorar e deixar o mangá ainda melhor.

Então aguardem, porque em março A Menina Gato retorna com tudo!

6. No final do ano passado você pediu autorização para os autores e criou um crossover entre várias séries publicadas aqui da Fliptru. De onde veio a ideia para fazer isso?

A ideia veio de três momentos. 

Um quando estava jogando o jogo Super Smash Bros pro 64.

Depois ao assistir o crossover Crise das Infinitas Terras, um evento que reunia as séries de TV da DC Comics pela emissora CW.

Já o terceiro foi vendo a animação Homem Aranha no Aranhaverso.

Aí, lendo as fantásticas obras publicadas na Fliptru, pensei: "por que não fazer esse tipo de evento com tais historias também? Um grande encontro de quadrinhos nacionais!"

Foi assim que surgiu a ideia pro Multiverso Fliptru. 

7. Como foi trabalhar com personagens de histórias tão diferentes em um único crossover?

Caaaaaraa...foi e está sendo bastante complicado e trabalhoso (risos).

Não só na questão de fazer suas interações e tramas ficarem coesas, mas também fazer o que puder pra não descaracterizar algum personagem e desrespeitar a obra original e seu criador.

Dá bastante trabalho, mas ao mesmo tempo que é exaustivo, tem sido muito gratificante e fantástico.

Como vi no primeiro capítulo que tanto os leitores quanto os autores envolvidos gostaram, fiquei bem contente. Espero continuar assim (risos). 

8. Qual é seu maior sonho como autor de quadrinhos?

Meu grande sonho é que todas as minhas obras autorais sejam reconhecidas por todo o mundo.

Que no futuro elas se expandam para outras mídias, como séries e filmes live action, jogos, livros, etc.

Para que assim, todos que acompanham minhas histórias tenham uma chuva de emoções.

É por conta disso que adoro produzir quadrinhos. Para que o público sinta diferentes sensações lendo minhas criações.

Pode demorar, mas espero um dia chegar lá e tornar este sonho realidade (risos).

9. Quais são seu planos para o futuro aqui na comunidade? Vai publicar mais projetos?

Aaaaah, nossa! São muitos!

Sem sombra de dúvidas, a Fliptru é uma das melhores plataformas para publicação de HQs independentes da internet.

O site é intuitivo e eficaz, você consegue excelentes resultados caso se esforce na questão de frequência.

Fora que a interação com os autores e leitores só aumenta o incentivo de continuar, então sim, eu tenho muitos projetos para postar na Fliptru.

Uma delas são as novas obras do meu selo, ELIANIVERSE'S PRODUÇÕES, que em 2020 completou 3 anos.

Ele é o selo para histórias situadas num mesmo universo, com momentos onde se interligam e em outros não, tendo como objetivo trabalhar com diferentes tipos de gêneros e formatos de quadrinhos, mesclando vários temas e críticas.

O ponto de partida é Florence e a Bruxa, mas este universo ficcional está prestes a se expandir com novas tramas que serão lançadas entre 2020-2021.

Além de continuar, e talvez concluir, A Menina Gato, também postarei um webmanga chamado Amor Fantasmagórico, que será publicado em minhas redes sociais, afim de conseguir mais público, e depois aqui na Fliptru. Aguardem!

10. Hoje você publica vários quadrinhos diferentes na Fliptru! Como conheceu a plataforma e o que motivou você a publicar por aqui?

Eu encontrei a Fliptru em 2019, através de vídeos do Marcus Beck no Youtube. Isso na época dos desafios de HQs curtas do canal dele.

Devido a alguns problemas pessoais, acabei esquecendo de postar no site (risos)... tendo começado somente em dezembro do mesmo ano.

Com certeza foi o meu maior acerto até hoje publicando na internet, pelos pontos positivos citados no tópico anterior.

11. Deixe uma mensagem para os seus leitores e leitoras aqui na Fliptru! =)

Primeiramente gostaria de agradecer a cada um que deposita um pouco de seu tempo pra ler e acompanhar minhas HQs, de verdade, cada comentário, curtida, compartilhamento e opinião me deixa cada vez mais motivado a continuar.

Esse apoio de vocês é energia pra ir ainda mais longe nesta jornada que espero que se estenda por muito e muito tempo.

Espero também que a cada nova obra eu consiga entreter e fascinar o coração de vocês e que possa mudar a vida das pessoas com minhas narrativas visuais, nem que seja uma pequena parcela, já estarei sastifeito e realizado como autor de quadrinhos. Pode demorar e ter muitos erros no caminho, mas que consiga trilhar com maestria e sucesso.

Quero agradecer ao Marcus por me dar a chance pra uma entrevista. Os seus ensinamentos em vídeos e esta maravilhosa plataforma, com certeza foram um dos motivos da minha melhora e empolgação com minhas HQs.

Aos autores da Fliptru, só desejo desenho, sucesso e muitas conquistas dentro da plataforma!

Aos meus leitores, novamente MEU MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO <3

--

Muito legal esse bate-papo para conhecermos um pouco mais do Elian, não é? Deixa uma mensagem de apoio para este autor aqui nos comentários desta publicação.

E aí, quem mais você acha que devemos entrevistar aqui no blog? Sugira deixando um comentário por aqui.

Nos vemos na próxima publicação!


Carregando comentários...