Conheça o autor de Universo Cartum e Monstros
Conheça o autor de Universo Cartum e Monstros

por @marcusbeck

Hoje vamos dar continuidade à nossa série de entrevistas com os membros da comunidade Fliptru.

Até agora já conversamos com dois quadrinistas:

Hoje vamos conversar com Otávio Subtil, também conhecido como @Oqui, quadrinista autor de Universo Cartum, Monstros e muitos outros quadrinhos publicados aqui na plataforma Fliptru!

Sem mais enrolação, vamos direto à entrevista com nosso convidado de hoje.

--

1. Como surgiu a vontade de contar histórias através dos quadrinhos? Você faz isso a quanto tempo? Conte-nos sua história.

Bom, a vontade veio de maneira espontânea. Na infância mesmo. Sendo assim, desenho desde sempre. Sou nascido e criado em Juiz de Fora - MG (juizforano).

Autodidata em tudo que aprendi até hoje. E os quadrinhos sempre estiveram me influenciando esses anos. É uma forma barata e acessível para se contar histórias.

Diferente da animação (que adoro) porém, é bem cara em relação aos quadrinhos.

E mais um detalhe. É ótimo para aprimorar o seu desenho. Muito mais do que fazer apenas ilustrações. Te obriga a sair da zona de conforto sempre.

Além de obrigar (caso você não goste, o que não é o meu caso, rsrsrs) você a ler mais. Mesmo pra histórias sem balões.

2. De onde veio a vontade de investir em publicar suas obras na internet?

Vontade de completar o ciclo da publicação. Ele fica incompleto sem ninguém para ler. E como impressão não é a única via de publicação mais, tomei essa decisão.

Mas nada impede de imprimir no futuro. Deixo aqui a dica do quadrinho sob demanda. Tem um compilado com muitas histórias minhas no site agbook.com.br.

É uma opção pra quem quer ter o impresso.

3. Você tem várias séries publicadas na plataforma. Nos conte como você lida com o seu tempo para criar quadrinhos. Se dedica exclusivamente para isso ou usa o tempo livre para criar suas histórias?

No momento, me dedico exclusivamente ao desenho, mas nem sempre foi assim. Já tive que dividir o tempo com outros trabalhos, mas nunca deu certo.

Meu progresso e evolução veio com mais resultados, apenas quando resolvi me dedicar mais.

E aqui, nem estou discutindo a situação do país, falta de emprego, essas coisas. Mesmo que o Brasil fosse um paraíso, ainda assim seria vital ter a mesma dedicação. Entenda bem, nesse ramo (desenho) não tem como mentir. Ou você sabe desenhar o que se pede ou precisa, ou não sabe (ainda). Daí vem o tempo e dedicação.

4. E os materiais que você usa. Vejo que muita gente fala sobre eles nos comentários das suas obras. Poderia nos contar quais são?

Sim. Eu usei a maior parte da minha vida os mesmos materiais. Para desenhar, o básico. Lápis e papel mesmo. Nanquim para a arte-final. Pincel, pena, caneta, essas coisas.

Para colorir, tinta pva fosca para artesanato (cores primárias, preto e branco.). Ao todo, são cinco potes de tinta. É só disso que se precisa.

Quanto ao papel, eu raramente tive papel maior que 90gr pra pintar. Antigamente, era no 75 gr mesmo. O resto é estudo e dedicação.

5. Como surgiu a ideia da série em quadrinhos UNIVERSO CARTUM?

A minha intenção é fazer um material de longo prazo. E apesar de ter muitos heróis com poderes, não é apenas disso que esse Universo é feito. É um drama também.

6. E a ideia para a série de curtas MONSTROS? De onde veio?

A idéia veio do tema em si. Monstros. Geralmente, as histórias são sobre os heróis. E também é uma maneira de eu variar um pouco entre a produção da minha série principal, o Universo Cartum. E no caso de monstros, fazer histórias mais curtas.

7. Qual é seu maior sonho como autor de quadrinhos?

O maior sonho é esse mesmo. Fazer as pessoas lerem. Ganhar dinheiro, fama, ou ter uma certa renda, não tem a ver com isso. Essas questões sempre dependem de outros fatores.

8. Quais são seu planos para o futuro aqui na comunidade?

Conseguir fazer com que mais pessoas leiam meu trabalho. Isso é muito importante pra mim. Acho que pra todos que publicam aqui.

9. Hoje você publica vários quadrinhos diferentes na Fliptru! Como conheceu a plataforma e o que motivou você a publicar por aqui?

Conheci pesquisando sobre o assunto. Já tinha tentado em outras plataformas antes, mas o feedback foi zero. Até hoje, a Fliptru foi a única e melhor.

E tudo isso, graças as vocês leitores. Fica aqui o meu MUITO OBRIGADO! :)

10. Deixe uma mensagem para os seus leitores e leitoras aqui na Fliptru! =)

Mais uma vez, muito obrigado por lerem e comentarem.

Mesmo que não seja uma fonte de renda (ainda) é muito prazeroso e motivador, produzir uma história e depois ser lida. Faço um paralelo com o desenhar. É a mesma sensação que tenho, em pegar a folha em branco e materializar algo lá. É o que me motiva a escrever e desenhar minhas hqs.

--

Agradecemos muito a participação do Otávio aqui no nosso blog e ficamos muito felizes em entrevistar e divulgar os membros da nossa comunidade de quadrinistas por aqui.

Queremos continuar fazendo mais entrevistas como essa, então deixe um comentário sugerindo quem será nosso próximo entrevistado ou entrevistada aqui no blog da Fliptru.

Até a próxima publicação!

Publicado em 20/04/2020

Conheça a autora de ADENTRO!
Conheça a autora de ADENTRO!

por @marcusbeck

A Fliptru é mais do que um site onde se publicam quadrinhos online...

Conheça o autor de Meia de Brechó e Akaman
Conheça o autor de Meia de Brechó e Akaman

por @marcusbeck

A Fliptru é mais do que um site onde se publicam quadrinhos online...

Conheça o autor de Florence e a Bruxa e A Menina Gato
Conheça o autor de Florence e a Bruxa e A Menina Gato

por @marcusbeck

Depois de algum tempo está de volta a seção "entrevistas com autor...