Por que 30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional?
Por que 30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional?

Publicado em 30/01/2020 às 10h17

Hoje, dia 30 de janeiro, é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional no Brasil.

Para nós da Fliptru é uma data muito importante, pois somos uma comunidade de leitores e quadrinistas com base no Brasil.

Você sabe porque essa data foi escolhida para a celebração?

Veja um trecho da explicação de uma postagem de 2016 do site UniversoHQ, uma referência em "jornalismo quadrinístico".

Em 1984, a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo realizou uma pesquisa na Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro/RJ) e verificou que o Brasil era pioneiro na publicação dessa linguagem.

Foi descoberto, então, Ângelo Agostini, um italiano radicado no Brasil, que começou a publicar, em 1867, seus desenhos e charges no Cabrião, jornal de São Paulo. Em 1869, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde fazia uma série no semanário Jornal Vida Fluminense.

Foi em 30 de janeiro daquele mesmo ano que Agostini começou a publicar o que se considera o primeiro quadrinho brasileiro: As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte. Em forma de páginas duplas, a cada semana a história mostrava Nhô-Quim viajando de Minas Gerais para a corte do Rio de Janeiro.

Depois da descoberta, a AQC-SP levou toda a documentação das pesquisas aos órgãos responsáveis para conseguir que esse dia, 30 de janeiro, entrasse no calendário oficial do Brasil como o Dia do Quadrinho Nacional.

Isso aconteceu um ano depois, em 1985.


Então, vamos celebrar conhecendo, lendo e comentando nos mais de 60 quadrinhos já publicados aqui na plataforma Fliptru!

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA DE QUADRINHOS DA FLIPTRU


Carregando comentários...