Indicação de leitura #03
Indicação de leitura #03

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom, minha gente?! Vamos para mais algumas indicações? Mas antes eu queria muito saber o que vocês estão achando... Deixem aí nos comentários a opinião de vocês quanto às indicações! Isso é muito importante pra gente!

Meu nome é Diogo Netto, sempre desenhei, mas comecei a ler e fazer quadrinhos com 11 anos e daí então, após concluir o ensino médio, comecei a trabalhar de forma mais profissional com HQs! E está sendo um prazer fazer essas indicações pra vocês!

Simbora conhecer mais histórias aqui da Fliptru!

Mágico Se – Divórcio Cósmico, uma história do Ítalo Miranda e arte do Marcus Beck

Essa aqui é uma HQ curtinha mas que é bem interessante! Imagine: se o universo fosse uma sociedade semelhante a nossa? Se os corpos celestes tivessem vida e se relacionassem entre si? E se essas relações fossem de amizade, hierárquicas e até de amor?


A História

Sociedades têm problemas e alguns são muito difíceis de resolver por se tratar de assuntos muito delicados. E nessa ótima história, a terra (nosso planeta, pra variar) está num desses problemas difíceis que nem mesmo o conselho solar ancião é capaz de resolver (acho que é o lar dos seres humanos mesmo hahaha). A história fala sobe assuntos muito delicados como depressão, por exemplo, a terra e a sociedade dos corpos celestes é só uma forma muito criativa e atraente de contar sobre isso que é um ponto extremamente forte dentro da história.  

Mas se nem mesmo os seres mais incríveis dessa sociedade puderam resolver a questão, a tarefa foi passada para outro ser tão antigo quanto o universo, o Mágico Se. Considera sábio e muito inteligente, esse enigmático personagem não pensa duas vezes antes de vir ajudar nosso humano planeta. Daí pra frente, a história ganha muito em profundidade e só depende de você ler e absorver a mensagem incrível que é passada em diversos pontos e creio eu que qual quer pessoa precisa escutar o que essa HQ tem a dizer.

Personagens

Começando pela sociedade, temos planetas, sóis, estrelas, asteroides e todos vivem bem no vasto e povoado universo. Temos os personagens comuns, os “os cidadãos” que pra mim refletem bem a nós mesmos. Temos também o conselho solar ancião, pois todo mundo precisa que algumas mentes se importem só com a organização de toda uma sociedade, eles são caracterizados como velhos sábios que sempre tomam a rédeas da situação.

O Magico Se é o grande protagonista da HQ junto do nosso querido planeta Terra. Esse, por sua vez, se parece muito com uma pessoa comum que tem problemas comuns que por vezes precisa de ajuda, mas que sempre têm resoluções muito incríveis. Por outro lado o Mágico se, apesar de estarmos falando de uma história curta e fechada, temos um personagem simplesmente muito vasto quando falamos em possibilidades da criação de várias outras histórias com esse personagem em muitos outros universos e eu sei que já existem outras HQs com o Mágico Se e pra mim é um personagem que só tem a crescer! Ah, e sabedoria define bem esse Mágico.

Arte

A arte do Marcus Beck, que é toda feita no digital, encaixou muito bem com o Divórcio Cósmico. Deixou a HQ leve, sem falar que as expressões que sempre fazem uma grande diferença nas histórias, estão muito bem inseridas e deixaram o cenário de corpos celestes interagindo, muito mais interessante. Outro ponto bem massa, que o Marcus sempre acerta, é a relação do preto com o branco... Sério, parece que a HQ tá colorida! Eu consegui enxergar as cores do universo mesmo a arte não tendo cores, exceto o preto e o branco. Essa relação correta entre traço e equilíbrio entre o preto e o branco dá um tom muito incrível tanto na arte por se só como na história como um todo. É algo que pretendo alcançar algum dia.

Leia Divórcio Cósmico clicando aqui.

Seguindo...

Gênese.exe – David Rotten

Um crime cruel foi cometido em um shopping por um homem que diz trazer a salvação para um mundo que está afundado em uma realidade desesperadora e cabe a um grupo de investigadores, desvendar a identidade desse intrigante vilão.

A História

O David Rotten conseguiu nos presentear, através dessa HQ, com uma história que nos faz ficar curiosos para saber sua continuação e como o problema apresentado irá se resolver.

A história se passa em um mundo que está mergulhado em desigualdade, corrupção e poucas esperanças, quase nenhuma e no meio disso tudo um vilão, por assim dizer, se manifesta por meio de um pesado crime se dizendo ser o salvador e que está dando inicio a uma nova era. Diante desse fato, um grupo de pessoas é unido para investigar o acontecido. Porém, a história trata de muitos assuntos delicados que estão além de uma simples investigação criminosa. A HQ traz curiosidades e também questões que merecem atenção e dão um bom debate.

Personagens

Temos vários, mas todas muito bem construídos, pelo menos de inicio percebe-se que todas tem uma características única e isso nos faz gravar as personagens na mente. É algo que vale muito a pena construir pois enriquece a história e também da profundidade a mesma. É difícil conduzir muitas personagens sem perder a essência das mesmas durante o trajeto e acrescentar algo único para cada um ajuda de mais a manter a coerência nas ações e nos acontecimentos também que envolvem as personagens.

Mas eu queria muito dar destaque ao antagonista. Em Genese.exe, o vilão tem por objetivo tornar o mundo da história algo melhor para se viver, o que é um objetivo muito bonito até, mas os meios que ele usa para tentar chegar nesse ideal é que extrapolam as coisas e nos fazem vê-lo como um vilão. Porém, o nosso antagonista se mostra ser alguém difícil de lidar que tem uma personalidade muito forte e também parece ser alguém muito inteligente.

Arte

O estilo de arte de Genese.exe, traz uma pegada forte com traços pesados que expressão muito bem o contexto ao qual a HQ foi colocada o que reforça muito a ideia passada pelo autor. O fato dos desenhos terem sido feitos a mão (pelo que dá pra perceber) também foram uma ótima escolha pra história. O traço feito manualmente expressa humanidade e isso se encaixa direitinho na história! Outra coisa a destacar é o fato da HQ ser em preto e branco, que foi muito bem colocado na história, em doses certas, e isso é algo que faz toda a diferença pois o equilíbrio na arte, dentro do estilo de desenho, é algo essencial, são coisas que só os olhos do artista conseguem enxergar. 

Outra coisa também, é que se deve ter muito cuidado com os fundamentos de uma história em quadrinhos e uma coisa que dava pra ser melhorada é a sequencia dos quadros. Algumas vezes eu fiquei sem saber qual era o próximo quadro. As sequencias seguem um fluxo e quando deixamos o leitor na dúvida de qual é o próximo quadro, esse fluxo é totalmente quebrado o que é um problema. Mas isso pode ser resolvido, mexendo nas estruturas dos quadros e até na posição que os personagens ocupam dentro dos quadros.

Leia Gênese.exe clicando aqui.

Seguindo...

Contos de um Herói, do Carlos Soares

Só uma pergunta: Quando deve surgir um herói? 


A História

Em um tempo antigo e desconhecido, um vilarejo se vê mergulhado em medo e em uma situação em que nem as crianças podem brincar tranquilamente. Porém a chegada de um homem desconhecido causa ainda mais medo nas pessoas que ali vivem. Problemas, todos temos, em minha opinião eles nos fazem vencer, mas só é possível vencer quando lutamos. O medo, por vezes nos faz ter atitudes corretas e o mesmo nos protege, só que quando em excesso, o medo é capaz de nos privar das vitórias. Esse vilarejo vive no medo e por isso eles estão privados dos grandes atos podemos fazer. A história fala de decisões, fala de quando e como devemos agir e tudo isso está dentro de um cenário muito interessante onde a força e a inteligência precisam estar na pele dos personagens.

Personagens

Em Contos de um herói, pelo menos no primeiro capitulo, vemos que o vilarejo é o ponto principal da história e lá temos pessoas comuns que estão preocupadas em conduzir suas vidas da forma mais segura possível, nada diferente do que a humanidade busca. 

Só que além dessas pessoas que estão acostumadas a se esconder e sempre fugir do perigo, temos também a chegada de um desconhecido. Grande, forte e encapuzado, nem todos ali se sentiram confortáveis com a chegada desse misterioso homem. O mesmo, no fim das contas, se mostra ser alguém simples que só está de passagem e não parece oferecer nenhum risco a ninguém, tanto que nem bebe álcool. Esse novo personagem, incorpora, na minha visão como leitor, a palavra escolha. Sim! Mas por quê? Os atos que esse personagem tem depois de chegar no vilarejo expressão bem o significado da escolha de quando devemos nos importar ou quando alguém é mais importante do que nós ou seja, escolhas. Indico muito a leitura! A história nos conduz por um caminho de coragem e aventura também, vale muito a pena!

Arte

O Carlos Soares foi muito feliz na escolha da arte pra essa história, com traços fortes, ele indicou muito bem, através da arte, as personalidades presentes ali, firmes, fortes, mas humanas. Gostei muito quando ele usou os traços mais grossos nas cenas de ação, isso deu um tom de força nas cenas e faz o leitor focar ainda mais na pose dos personagens e no movimento que eles estão fazendo e além de tudo ainda dá muita intensidade. Confesso que ainda não tinha visto essa técnica, não em ações de luta. Porém, em alguns casos, as cenas estão um pouco confusas, são poucas, mas acontece. Pra resolução desse problema, seria interessante fazer menos traços, sei que as vezes a intenção é deixar confuso mesmo, mas em alguns momentos dentro dessa história em especifico, seria muito proveitoso para a HQ que as cenas ficassem mais claras. Logico, que essa é só minha opinião como leitor.

Leia Contos de um Herói clicando aqui.

E assim a gente conclui mais uma indicação de leitura tripla! Se quiser conhecer mais do meu trabalho com quadrinhos e indicações de leitura é só procurar por @diogonetto_hq no Instagram! Tenho bastante conteúdo lá e tô sempre trazendo atualizações! 

Valew, minha gente! Até mais!

Publicado em 30/10/2020

Indicação de leitura #04
Indicação de leitura #04

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom?! Vamos conhecer mais alguns quadrinhos aqui da Flip...

Indicação de leitura #02
Indicação de leitura #02

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom minha gente?!Cada vez que preparo indicações de leit...

Indicação de leitura #01
Indicação de leitura #01

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom minha gente?! Sabia que tem muito quadrinho bom aqui...