Indicação de leitura #04
Indicação de leitura #04

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom?! Vamos conhecer mais alguns quadrinhos aqui da Fliptru? Não se esquece de contar pra gente o que você tá achando das indicações, ok? Desde já agradecemos! 

Meu nome é Diogo Netto, sempre desenhei e comecei a ter contato com os quadrinhos quando tinha 11 anos. Depois do ensino médio, decidi levar a carreira de quadrinista independente a sério e hoje já estou a 5 anos nessa área que tanto gosto. Foram 5 anos de muito estudo e dedicação e não pretendo parar tão cedo!

Simbora logo pro que interessa!

Teste de Coragem, do Wagner Rocha

Já viu aqueles traços com gosto de infância tipo Mickey e Donald e Turma da Mônica?

A História

Apesar da imagem acima não condizer com a introdução que você leu, Teste de Coragem é um quadrinho que nos mostra como a infância pode ser incrível e ter várias formas de ser vista.

A HQ em questão, conta a história de um grupinho de crianças de qualquer cidade do Brasil (só depende da sua imaginação e eu gosto muito disso), que vivem uma vida de aventuras e de relações de amizade muito bonitas. Parece com alguma turma que você conhece? 

A chegada de um novo garoto no lugar, causa, por assim dizer, ciúmes naqueles que já viviam ali e como já era de se esperar, os já residentes por ali decidem “testar” o novato o desafiando a entrar no casebre mais assombrado da cidade, por isso eu escolhi a imagem lá em cima. A história foca muito em como as crianças veem o mundo e como essa visão pode ser leve e encantadora, mesmo que a história seja sobre um desafio num casebre mal assombrado.

Resumindo, Teste de Coragem é um quadrinho que, apesar de curtinho, nos faz viajar para nossa infância numa pegada Turma da Mônica, que em minha opinião, agrada muito! 

Personagens

Podemos resumir todos os personagens em uma única palavra: crianças. E quantas palavras podem explicar essa? Sonho, felicidade, alegria, emoção, inteligência, leveza... crianças são os seres humanos mais fortes e mais dispostos da face da terra. 

Em Teste de Coragem, temos alguns personagens que se encaixam muito bem nas palavras citadas acima. Podemos destacar quatro personagens principais que interagem entre se e fazem a HQ andar. Temos dois amigos, um mais esperto e outro menos inteligente... certo, um idiota! Ainda temos uma menina que se mostra ser alguém gentil, mas que na história só está interessada em apresentar o novo morador e integrante da região. Daí pra frente eu já falei o que acontece e se você quiser saber mais vai lá ler! A HQ é muito interessante.

Arte

Maurício de Sousa, o grande! Criou um estilo de desenho para a Turma da Mônica muito fácil de ser absorvido e interpretado, perfeito para a leitura infantil e também para adultos que nunca tinham lido um quadrinho. Nessa HQ não é diferente, o estilo de desenho é muito inspirado no do Maurício de Sousa. Estilos simples me agradam muito pois são bem tranquilos de serem lidos e quanto mais simples o traço mais pessoas vão se identificar com o mesmo e se enxergar dentro da história, como já dizia Scott McClaud, o incrível.

Cores vibrantes sempre combinam com crianças e não é fácil escolher o tom certo para uma HQ infantil que pode ser lida por qualquer pessoa de qualquer idade. No quadrinho em questão, temos cores que casam muito bem com o clima e com os personagens presentes naquele contexto. Leve, divertido e intrigante também... Podemos resumir esse estilo de desenho com essas três palavras.

Leia Teste de Coragem clicando aqui.

Caminhando para o próximo...

Sensei, do Joabe Viana

Gosta de tiras? Ainda não conheci alguém que não goste. O que será que uma ave tem para nos dizer sobre a vida?

Leia essa tira, é um pedido meu.


A História

Sensei, é um quadrinho em formato de tiras, mas isso não quer dizer que não temos uma história sendo contada. Se usarmos a nossa imaginação que é parte ativa na leitura de um quadrinho, podemos criar muitos contextos para essas tiras incríveis! Experimente!

Sensei é uma ave muito sábia, que sempre responde as perguntas do recordatório (que podem ser de qual quer pessoa, inclusive sua) de forma muito interessante fazendo comparações incríveis que nos ensinam muito quase como ler um livro inteiro sobre o assunto hahaha. Gosto muito desse poder que a mente humana tem de ensinar as coisas por meio de desenhos e ideias tão simples. Parabéns ao Joabe!

Só pela tira lá de cima deu pra ver que o Sensei merece a sua leitura. Sério se você não leu a tira volte o scroll e leia! Indico de mais essa HQ!

Personagens

Falar sobre a vida é algo que todos nós fazemos, agora dá conselhos sobre é bem mais complicado, porém, Sensei é um ser de muita sabedoria que pode te dar bastante conselhos sobre a existência e sobre coisas muito simples como amizade e relações amorosas. 

Lógico que a sabedoria desse grande mestre não se resume só a esse tipo de conhecimento, temos respostas muito engraçadas vindas do grande Sensei, pois a ironia está presente também no conhecimento e na sabedoria, eu diria que a mesma apoia e fortalece alguns conceitos e o Sensei sabe bem disso.

Arte

Traços simples para uma história simples também. Curto e bem objetivo, genial na minha opinião, pois o Sensei nem precisa de muitos movimentos para que possamos acreditar no que ele fala. Maioria dos quadros tem o mesmo desenho com nossa sábia ave falando ou escutando, sempre.

É uma economia de desenhos que realmente faz diferença, mas uma diferença muito vantajosa, pois o que importa não são só os desenhos em si mas todo o contexto que os desenhos têm quando mostrados junto com o texto e toda a ideia disposta na tira.

O Sensei é alguém que sempre fala firme, com muita convicção. O fato dele está parado na tira e se repetir só reforça o personagem muito interessante que ele é. Se o Sensei se mexesse nas cenas você não acreditaria nele o tanto que você acredita quando ele fala com a voz que fala. No quadrinho, a voz do personagem é escutado pelo leitor pelo modo como esse personagem se posiciona ou se movimenta dentro do quadro, isso é expressão corporal e é algo indispensável pra uma HQ.

Leia Sensei clicando aqui.

E pra fechar nossas indicações por hoje...

Shaolin, a Lenda, do Rawlinson Santos

Artes maciais são sempre muito interessantes! Acho que tenho alma japonesa, pois adoro ver uma luta corpo a corpo sem armas e que envolvem muito conhecer o corpo e fundi-lo a mente.


A História

Com certeza você já viu aquelas escolas de artes maciais onde vários ou um único mestre treina algumas pessoas para que as mesmas aprendam a se defender ou que não deixem aquele estilo de luta morrer. Nessa bela HQ, vemos uma dessas escolas que treina tranquilamente... até que um misterioso lutador, Shion-Zhen, aparece dizendo que tem por objetivo enfrentar o mestre daquela escola.

Daí pra frente, vemos o que toda boa história de artes maciais tem: luta. Antigamente, o Japão feudal ou na antiga China, era muito comum que guerreiros desafiassem uns aos outros para um duelo que poderia envolver armas ou punhos. O objetivo era conseguir fama e tornar cada vez mais conhecido ou simplesmente, morrer com honra em batalha. Em Shaolin, A Lenda, não fica claro o objetivo do desafiante, Shion, mas todos entendiam que de um duelo de dois guerreiros só um poderia sair vencedor.

Assombrados com a ideia de que seu mestre poderia ser morto por um desconhecido que se mostrou ser muito forte, os aprendizes daquela escola, decidem deter o recém-chegado guerreiro da forma que fosse possível. Depois disso as coisas começam a se complicar e você vai ter que ler a história pra poder descobrir.

Personagens

Em Shaolin, A Lenda, temos poucos personagens principais. Um dos protagonistas é Shion-Zhen. Esse por sua vez, se mostra ser um jovem que tem grandes habilidades na luta corpo a corpo. Shion mostrou para todos aqueles que o receberam na base do punho, que ele estava bem à frente e passou por todos como se fosse uma manada de um homem só.

Apesar do poder incrível de luta, nosso protagonista se mostrou um rapaz de paz que tinha um objetivo claro que era enfrentar o mestre daquela escola e não via sentido em lutar com os alunos. Essa característica nos faz supor que Shion é um homem bom que só quer cumprir com seu objetivo.

Do outro lado temos os alunos. Esses, se mostram pessoas muito determinadas que estão dispostos a dar a vida por aquele que os tinha treinado. O mestre lhes parecia um pai, e por isso ninguém poderia desafiá-lo para uma luta de vida ou morte. Por parte dos alunos, esse é um ato muito bonito que mostra que os mesmos são bem parecidos com Shion: têm um objetivo específico e não vão largar dele de forma alguma.

Arte

O Rawlinson usou um traço de mangá o qual me agrada bastante. São traços firmes semelhantes a um golpe bem dado (Tudo a ver, não?). São personagens de olhos grandes que nos fazem lembrar Dragon Ball e isso já nos induz a pensar que a HQ tem bastante luta e isso é um fato comprovado depois que a lemos. Shaolin, A Lenda, é um quadrinho pra quem gosta de ação e atos honrosos.

Algo que me chamou muito a atenção foram as ótimas transições de um quadro a outro durante as batalhas. Essas transições deram um movimento muito bom na HQ e nos fizeram entrar na luta junto com os personagens envolvidos. São angulações muito bem pensadas que se completam durante as lutas, já vou anotar aqui, pois vão me servir muito como referencia. 

Leia Shaolin, a Lenda clicando aqui.

E assim a gente conclui mais uma indicação! Se quiser conhecer mais do meu trabalho com quadrinhos e indicações de leitura é só procurar por @diogonetto_hq no Instagram! Tenho bastante conteúdo lá e tô sempre trazendo atualizações! 

Valew! Até mais!!!

Publicado em 07/12/2020

Indicação de leitura #01
Indicação de leitura #01

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom minha gente?! Sabia que tem muito quadrinho bom aqui...

Indicação de leitura #02
Indicação de leitura #02

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom minha gente?!Cada vez que preparo indicações de leit...

Indicação de leitura #03
Indicação de leitura #03

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom, minha gente?! Vamos para mais algumas indicações? M...