Controle o Tempo no seu Quadrinho
Controle o Tempo no seu Quadrinho

por @Moreatti

Visualize esta cena:

Jasão e Dione estão em campo aberto, uma rajada de vento anuncia o início da luta. Jasão lança um projétil de energia pura contra seu inimigo. Dione o repele e avança. Eles trocam golpes numa velocidade quase divina. Jasão salta para longe e, de repente, raias negras de energia transitam seu corpo como se fossem veias, percorrendo sob a pele. 

Jasão dá forma a um novo pulso de energia. Diferente. Este está coberto de uma aura de força elemental de Táquions. Um poder que Jasão não tinha instantes atrás. Dione cai de joelhos aterrorizado. Sua compreensão é imediata. 

Jeska os traiu. Ela completou o ritual.

Jasão não pode mais ser detido.

Quando estamos contando uma história, levamos em conta diversas variáveis: desenvolvimento de personagens, ambiente, ritmo narrativo, cenários, etc... Dentre estes fatores, um dos mais importantes é o tempo. 

No nosso exemplo, por se tratar de um texto, o fluxo do tempo é bem linear e uniforme. Gasta-se quase a mesma quantidade de palavras para descrever o cenário, a luta e o clímax. Mas mesmo num texto, é possível controlar o ritmo da leitura, aumentando ou diminuindo a quantidade de detalhes e descrições em um trecho que se quer destacar ou resumir. 

Nos quadrinhos, o controle do tempo é muito maior e eficiente. Uma diferença abissal (não perco uma oportunidade de usar esta palavra). Nos quadrinhos, pode-se comprimir milhões de anos em poucos quadros, ou dilatar um evento de alguns segundos em várias páginas. 

Mesmo uma sequência normal de eventos pode ter seu tempo alterado com técnicas narrativas. Estas, são explicadas com mais detalhes nos livros "QUADRINHOS E ARTE SEQUENCIAL" de Will Eisner e "DESENHANDO QUADRINHOS" de Scott Mcloud (Não importa se você está desenhando no estilo mangá, ou qualquer outro, vale a pena o estudo). 

A primeira forma é o distanciamento da sarjeta. A sarjeta, é o espaço entre os quadros da página. Este espaço pode representar qualquer intervalo de tempo (de milhões de anos a frações de segundos), mas numa ação sequencial, a sarjeta costuma representar intervalos equivalentes de tempo. Mudar a sarjeta, pode dar a sensação de mudança no tempo. 

Voltando ao nosso exemplo, na sequência da luta, imagine que foram desenhados vários quadros, com os personagens aplicando socos e chutes. Todos os quadros com tamanhos equivalentes e sarjetas iguais de dois milímetros de distância. Neste caso, há uma percepção que os golpes estão "cadenciados", tomando quase o mesmo espaço de frações de segundo. Se, neste momento, um último quadro é desenhado com uma sarjeta de cinco a dez milímetros, por exemplo, pode-se passar a sensação de que houve um "respiro", uma quebra de ritmo de alguma forma. Este truque pode ser usado numa sequência de ações que têm mais ou menos o mesmo intervalo de tempo e há uma ação que tem um intervalo maior. Neste raciocínio, não usar sarjeta e colocar os quadros colados um no outro, passa ao leitor um ritmo de leitura intenso e urgente. Também é possível começar com espaços entre os quadros mais largos, e ir diminuindo há medida que o ritmo, a tensão, ou a velocidade dos fatos aumenta. 

A segunda forma de controle de tempo nos quadrinhos é a própria utilização dos quadros. No nosso exemplo, imagine que Jasão, ao invocar a primeira magia gasta um quadrinho para fazê-lo. Já na segunda magia, ele gasta quatro ou cinco quadros. Neste caso, além da percepção de tempo, há ainda uma carga dramática maior na ação. 

De novo, na arte sequencial de quadrinhos, você pode representar qualquer intervalo de tempo. Se seu personagem vai acender um cigarro e o faz num quadro, esta foi uma ação corriqueira, mas se este simples evento é feito ao longo de vários quadros, você faz com que os olhos do leitor percorram várias instâncias de um evento que, de maneira inconsciente passa a impressão de estar em"câmera lenta".

Outra forma de controlar o tempo está no tamanho do quadro. Usando mais uma vez nosso exemplo, quando Dione compreende a traição de Jeska, a "cena" dele tendo este entendimento precisa de um quadro só seu. Isto é fácil de entender, porque é necessário passar ao leitor a importância daquele momento. Mas, se isto é feito num quadrinho de canto de página, entende-se que Dione em choque por um breve momento, mas se esta mesma cena estivesse num quadro de meia página o choque parece ter durado bem mais. Uma página inteira, desta forma, significaria que o tempo parou para Dione e pro leitor.

Em tempo: este texto é uma forma de orientação e não um monte de regras sendo vomitadas em você. Lembre-se ainda que você define seu estilo e o ritmo que suas páginas e história deve ter. Existem muitas páginas do próprio Eisner que sequer tinham linhas para separar os quadros. Ainda assim, ele conseguia transmitir o fluxo de tempo de várias formas, e tudo harmoniosamente. 

Dedique um tempo nos comentários. Deixe aqui alguma dúvida, crítica ou sugestão. Vamos nos fortalecer e aprimorar juntos.

Longos dias e belas noites.

Publicado em 23/01/2024