Fliptru

Porque quadrinho é pra todo mundo.

Quem somos

A Fliptru é uma plataforma de auto-publicação de quadrinhos online onde artistas independentes ou profissionais tem a liberdade de publicar suas obras de forma gratuita.

Além disso, somos uma comunidade de pessoas que amam ler e criar quadrinhos.

A plataforma foi criada e é mantida por uma única pessoa: Marcus Beck. Não somos uma empresa com diversos funcionários e portanto os possíveis problemas podem demorar um pouco para serem resolvidos. O mesmo serve para novas funcionalidades.

E lembre-se: quando você compra um pacote de moedas, você está ajudando a pessoa que mantém a plataforma no ar a não tirar 100% dos custos para operar a plataforma do seu próprio bolso!

Criação da plataforma

Em 2019 Marcus Beck mantinha um curso online chamado HQ na Prática onde ensinava como criar histórias em quadrinhos.

Entendendo que seus alunos não teriam chance de se destacar começando do zero nas plataformas internacionais (como Webtoon e Canva), Marcus usou seus mais de quinze anos de experiência trabalhando com desenvolvimento de software para criar a primeira versão da Fliptru.

Apesar de não ser a intenção inicial da plataforma, a Fliptru acabou ocupando um espaço que estava vazio no mercado de quadrinhos digitais do Brasil.

Graças a isso cresceu, e continua crescendo, mais de 150% ao ano em quantidade de usuários acessando a plataforma.

Com o crescimento da plataforma a necessidade de melhorias e novas funcionalidades cresceu também. Por isso Marcus passa boa parte do seu tempo livre trabalhando para melhorar a Fliptru.

Moedas da Fliptru (Flipcoins)

Manter a plataforma no ar custa um bom dinheiro e para tentar zerar os custos e ainda criar um forma de quadrinistas fazerem dinheiro com seu trabalho, Marcus desenvolveu e lançou o sistema de moedas na metade de 2021.

A ideia é que nossos usuários comprem pacotes de moedas e usem para desbloquear quadrinhos (comprar) ou doar para quadrinistas que publicam de forma aberta suas obras.

Com isso a Fliptru fatura uma parte do valor para lidar com seus altos custos de operação e as pessoas que publicam ainda podem monetizar suas obras.

Ainda estamos em fase de testes, por isso a opção de monetização está disponível apenas para convidados.

Por que Fliptru?

O nome da nossa plataforma foi baseado na expressão em inglês flip through

Flip through é uma expressão que significa literalmente folhear, como o que fazemos quando lemos nossas histórias em quadrinhos impressas.

Como os brasileiros já estão acostumados a utilizar a expressão Drive Tru, aproveitamos isso para dar naturalidade ao nome da nossa plataforma.

Nosso grande objetivo é prover um espaço para que todos aqueles que querem publicar seus quadrinhos possam encontrar todos aqueles que querem ler os mais diversos quadrinhos.

Venha folhear digitalmente a nossa coleção de quadrinhos e se divirta ao máximo!

Por que beta?

No mundo do software é muito comum utilizarmos a expressão beta para aplicações ainda em fase de testes.

Esse é o caso da Fliptru neste momento.

Como já foi dito acima, temos apenas uma pessoa mantendo toda a plataforma, então tenha paciência caso encontre erros.

E não esqueça de nos avisar no caso de encontrar algum!

Quero reportar um erro

Nossos números

Quadrinistas

1.84K

Quadrinhos

2.1K

Páginas de HQ

129K

Páginas de quadrinhos lidas na plataforma

7.73M

Quantidade de likes distribuídos para os quadrinhos

125K

Quantidade de comentários feitos nos quadrinhos

33.7K