Categorias de quadrinhos e outras novidades da Fliptru
Categorias de quadrinhos e outras novidades da Fliptru

por @marcusbeck

Nestes últimos tempos eu tenho lançado bastante coisa aqui na plataforma e a mais recente é a nova opção de categoria de quadrinhos.

Muitas vezes eu acabo apenas postando na aba comunidade com a hashtag #status_plataforma e não chego a oficializar as novidades via publicação aqui no blog da Fliptru.

Então vou dar um resumão de tudo que saiu de novo por aqui nos últimos tempos e aí entro na novidade de categorias de quadrinhos, que é o tema central desta publicação.

Foram tantas coisas que tive que ir olhar no histórico da base de código fonte da Fliptru pra lembrar de tudo... mas vamos lá!

Apoie com moedas

A primeira grande novidade foi a implementação do novo método de monetização com moedas: o botão Apoie com Moedas.

Esse botão aparece para alguns membros da comunidade que estão me ajudando a testar a nova funcionalidade.


Ao contrário do bloqueio de quadrinhos, que é como uma venda e apenas quem comprar pode ler uma obra, o apoie é mais parecido com uma doação.

Esse botão serve para autores e autoras que querem continuar deixando suas obras disponíveis gratuitamente e esperam a boa vontade do seu público para doar qualquer quantidade de moedas para que suas obras continuem sendo produzidas.

Existe uma grande diferença de "modelo de negócio para quadrinistas" entre estas duas opções.

Por isso que, para quem está testando as funcionalidade, eu estou dando a opção de escolher entre o bloqueio e o botão de apoie. Nunca os dois ao mesmo tempo.

Claro que no futuro isso pode ser revisto, mas para estes primeiros testes será assim mesmo.

Fliptru sem anúncios

Pra mim, esta é uma das melhores atualizações feitas nas últimas semanas. A possibilidade de navegar na plataforma sem ver nenhum anúncio.

Isso mesmo, nada de anúncios de tela inteira atrapalhando quando você passa de um capítulo a outro daquele quadrinho que você adora!

Eu to amando navegar pelos quadrinhos assim e até acho que deveria ter feito essa opção a muito tempo atrás.

Para conseguir isso basta comprar qualquer pacote de moedas e automaticamente você ganha 30 dias sem anúncios.

Então, se você comprar um pacote de moedas por mês, você nunca mais vai ver anúncios durante a navegação pela Fliptru.

Compra de moedas com boleto

Nesse período também foi adicionada a opção de compra de moedas utilizando boleto bancário.

Muita gente estava me pedindo para que houvesse outra opção para adquirir os pacotes de moedas que não fosse o cartão de crédito, e aí está.

Agora, no momento de fazer o pagamento, aparecem duas opções, como mostra a imagem abaixo.

A grande diferença no boleto é que vai levar cerca de um dia (após o pagamento) para que as moedas sejam disponibilizadas para você. Enquanto no cartão elas são disponibilizadas na hora.

Métricas dos quadrinhos

Algumas pessoas mais atentas podem ter percebido que passamos por algumas fases diferentes em relação às métricas de quadrinhos, que são aqueles números de quantidade de visualizações, curtidas e comentários que tem em todos os cards de quadrinhos.

Isso aconteceu porque estou testando um monte de formas disso ser menos "custoso" para a performance da plataforma.

Aqui entra um blá blá blá técnico para quem se interessar, ok?

Quando falo custoso é porque deixa o carregamento das páginas de navegação da Fliptru mais lento.

Antes, quando a Fliptru era uma pequena comunidade, os números eram pequenos, então dava pra contar" os números de visualização, comentários e curtidas na hora em que você acessa.

Agora que estamos crescendo, não dá mais pra ser assim.

Então, quatro semanas atrás, eu testei uma forma de carregar isso de forma assíncrona, aparecendo aqueles ícones de carregamento até que os números fossem contabilizados e aparecessem no lugar dos ícones. Quem lembra? Quem viu?

Apesar de ajudar a carregar as páginas mais rápido, ainda era necessário fazer as contas de quantidade na hora e acabaria ficando inviável a medida que a plataforma cresce e cresce rápido.

Atualmente estou testando outra maneira. Fazer as contas uma vez por dia apenas.

Ainda não é o ideal, porque acaba demorando muito para mostrar alterações nos contadores durante o dia (já que a contabilização é feita de madrugada), mas certamente aumentou muito a velocidade de carregamento do site como um todo e diminuiu a carga nos nossos servidores de aplicação (onde o código fonte da Fliptru está rodando para você utilizar).

O que vou testar nos próximos dias é fazer a conta várias vezes por dia apenas para os quadrinhos mais novos. Aqueles que estão marcadas com o selo de "Novo!".

Quero que as pessoas que acabaram de publicar tenham uma visibilidade mais "em tempo real" de como suas obras estão se saindo na plataforma.

Dashboard em cards

Essa é para você que publica na Fliptru.

Ontem mesmo eu subi uma atualização na plataforma que reorganiza a página inicial do Dashboard de quadrinista.

A única mudança é uma reorganização dos itens que já apareciam lá (como relatórios de visualizações dos quadrinhos) que agora vão aparecer organizados como cartões (cards).

Ajuda um pouco a organizar a bagunça, mas ainda preciso trabalhar na melhoria dessa tela no futuro.

Rodadas nos mais populares

A partir desta semana a plataforma está contando automaticamente a quantidade de "rodadas" que um quadrinho fica na lista dos Mais Populares.

Isso quer dizer que você saberá a quantas rodadas seu quadrinho figura entre os mais populares da Fliptru a partir de agora.

Uma rodada é cada vez que a plataforma roda o algoritmo para calcular os mais populares, o que hoje acontece uma vez ao dia.

Claro que não temos as informações de quantas rodadas Travessia está nos Mais Populares (já devem ser centenas?), por exemplo, porque não fazíamos este cálculo antes. Mas a partir de agora estamos contando.

Então quando um quadrinho seu entrar entre os mais populares você vai receber uma notificação.

Toda vez que ele se mantiver lá você recebe outra.


Claro que ao sair da lista a contagem é zerada.

Contamos apenas as rodadas seguidas em que o quadrinho está lá, ok?

Já fico triste aqui, porque essa funcionalidade não existia quando Tailer ficou uns dois anos entre os Mais Populares. Agora que saiu começamos a contar as rodadas... sacanagem!

Categorias de quadrinhos

Finalmente chegamos às categorias de quadrinhos.

Essa é uma novidade muito solicitada por membros da comunidade há tempos.

Umas semanas atrás eu pedi para que a comunidade me ajudasse a listar os gêneros de quadrinhos que viriam a ser as opções de categorias aqui na Fliptru. O resultado você vê na imagem abaixo.


E com isso eu pude começar a implementar a funcionalidade na edição de quadrinhos no Dashboard de quadrinistas.


Basta clicar no botão de edição do seu quadrinho no Dashboard (aquele com a chave de roda), escolher uma categoria e clicar em Salvar.

Se você estiver criando um quadrinho novo vai funcionar do mesmo jeito. Só escolher a categoria no formulário de criação de quadrinho.

A partir daí um selo (badge) com o nome e o link para o índice da categoria começa a aparecer no card do seu quadrinho, como mostra a imagem abaixo.


As categorias existentes são as seguintes:

Clicando nelas você já vai direto para os seus respectivos índices de quadrinhos

Por enquanto a página inicial ainda não está mostrando nada relacionado à categorias, mas em breve vou fazer alterações para destacar listas relacionadas à categorias específicas por lá.

Pra isso preciso que mais autores e autoras classifiquem seus quadrinhos.

Então vai logo nas suas obras e escolhe as categorias de cada uma delas direitinho, ok?

Encerrando

Acho que é isso... foram algumas novidades e também muitas melhorias que eu nem cheguei a comentar por aqui. Mas falei das mais importantes, com certeza!

Vamos continuar melhorando a Fliptru sempre que possível.

Até a próxima!

Marcus Beck
@marcusbeck
Quadrinista e criador da Fliptru


Publicado em 04/08/2021

Monetização de quadrinhos na Fliptru!
Monetização de quadrinhos na Fliptru!

por @marcusbeck

É com muito orgulho que anuncio o início dos primeiros testes de m...

O que são os espaços patrocinados da Fliptru
O que são os espaços patrocinados da Fliptru

por @marcusbeck

Em 2021 começamos a testar as moedas da Fliptru como forma de mone...