Cinco anos de Fliptru
Cinco anos de Fliptru

por @marcusbeck

Em maio de 2019, de forma super tímida, entrava no ar a plataforma Fliptru.

Nascida da simples e ingênua ideia de que quem criava quadrinhos independentes no Brasil sofria uma competição injusta dos gringos que eram pagos para fazer quadrinhos semanais nas plataformas existentes na época.

A ideia era simples: um ambiente para autopublicação de quadrinhos onde todo mundo teria uma chance de aparecer na página inicial... o que na época era bem mais fácil do que é hoje.

Hoje já somos mais de 4.6 mil pessoas com mais de 4.7 mil títulos publicados.

Não é mais tão fácil chamar a atenção numa página inicial lotada, mas você sempre terá uma chance de ter sua obra descoberta por lá, mesmo que já tenha publicado anos atrás.

Isso graças à seção "Já leu esses?", que é uma lista de quadrinhos escolhidos de forma aleatória pelo sistema (sem algorítimos de recomendação, apenas um de escolha aleatória). Essa seção existe desde a primeira versão da Fliptru!

A medida que crescemos fica mais difícil manter essa ingênua ideia de dar espaço para qualquer pessoa, mas tento me manter firme nessa cruzada o melhor que posso.

Sim, tem muito mais que eu poderia fazer nesse sentido, mas todo mundo sabe que trabalhar aqui não é minha exclusividade, mas sim o uso do tempo que me sobra. 

Temos hoje mais de 40 mil usuários cadastrados na plataforma e recebemos a visita de mais de 645 mil pessoas* nos últimos 12 meses, crescendo 235%* em relação ao mesmo período do ano passado (*dados do Google Analytics).

É gente demais lendo quadrinhos brasileiros na internet!

Isso que dizer alguma coisa, não?

Talvez que estejamos nos tornando a nova "banca de jornal", ou seja, uma nova fonte primária de acesso nona arte.

Não falo apenas a Fliptru, mas os quadrinhos digitais de forma geral, é claro.

Antigamente íamos até a banca para conhecer novos títulos, agora ou pesquisamos no Google ou recebemos via Youtube, TikTok, Instagram, etc, quais são as novidades nesse quesito.

Prova disso é que graças a canais de Youtube que estão dando espaço para as obras publicadas por aqui, temos crescido para fora da bolha de "quadrinistas lendo quadrinhos de outros quadrinistas" e atingindo pessoas que acabam se tornando fãs de quadrinhos nacionais de verdade.

O principal exemplo disso é Sense Life, é claro, um quadrinho que tem (até então) apenas dez capítulos, mas está chegando perto da marca de um milhão e meio de leituras aqui na Fliptru.

Com esse tamanho todo, Sense Life domina as visualizações da plataforma, ficando sempre em primeiro entre os Mais Populares.

Mas não se engane! Essa não é a única obra que tem encontrado sua base de fãs por aqui, mas com certeza é um ponto fora da curva.

O fato é que esse tipo de marketing de parcerias com criadores de conteúdo funciona e ele foi o grande aprendizado deste último ano de Fliptru.

Estamos pensando em como utilizar isso em nosso favor num futuro próximo!

Além disso, não podemos deixar de lembrar do esforço incrível da nossa própria comunidade ajudando a divulgar a Fliptru fazendo vídeos sobre a plataforma e falando sobre nosso projeto em lives e vídeos curtos internet a fora.

Deixo aqui o nosso muito obrigado à essa comunidade incrível! Vocês são o coração da Fliptru e só chegamos aqui por conta de vocês!

Vamos continuar nos esforçando aqui para que o esforço de quem cria quadrinhos no Brasil não seja em vão.

Que continuemos crescendo juntos e de mãos dadas e que venham muitos mais aniversários da Fliptru!

Um grande abraço,
Marcus Beck
Quadrinista e criador da Fliptru

PS: Quer ajudar a manter essa plataforma no ar e ainda ter a chance de apoiar quadrinistas? Então compre moedas Fliptru (agora com a opção PIX) e impulsione o quadrinho digital independente!

Publicado em 09/05/2024