Um ano de Fliptru!
Um ano de Fliptru!

por @marcusbeck

Em 20 de maio de 2019 entrava no ar a Plataforma Fliptru!

Confesso que eu estava esquecendo esse evento importantíssimo que é o primeiro aniversário da nossa comunidade de quadrinistas e leitores.

Tantas coisas tem acontecido ultimamente que algumas delas acabam (quase) passando despercebidas.

Mas não o aniversário da Fliptru!

Esta publicação é pra comemorar essa data histórica (que passou faz mais de 10 dias, mas tudo bem) e falar um pouquinho sobre como tem sido essa experiência.

Um pouco de história...

Em meados de 2015 eu comecei a publicar alguns vídeos no meu canal do Youtube falando sobre como criar história em quadrinhos.

Esse canal existe desde 2013, mas inicialmente ele tinha uma proposta diferente, eu fazia desenhos direto na caneta e marcadores de personagens que as pessoas sugeriam nos comentários. 

Eu chamava isso de Quick Sketch.

Fiz isso algumas vezes (12, para ser exato) e depois abandonei o canal de vez.

Em 2015 voltei com tutoriais de desenho, algo que não é muito a minha praia e não curto muito fazer...

Até que no final do ano de 2015 eu publiquei três vídeos de uma série chamada "Como criar uma história em quadrinhos".

Antes mesmo de concluir a série eu a abandonei também, isso porque fiquei completamente sem dinheiro e precisei me concentrar só no trabalho para organizar as finanças.

Eu literalmente não acessei mais o meu canal por dois anos!

Em meados de 2017 eu estava procrastinando no trabalho e resolvi acessar meu antigo canal por curiosidade.

Quando cheguei lá vi que já tinham uns cinco mil inscritos e que meus vídeos sobre quadrinhos estavam com cerca de 120 mil visualizações!

Como eu já estava com tempo livre novamente, resolvi terminar a série "Como criar uma história em quadrinhos "e também lançar um ebook que eu tinha escrito sobre o assunto lá em 2015.

As coisas foram crescendo e em seguida preparei meu primeiro curso online sobre narrativa visual de quadrinhos chamado "HQ na Prática - Narrativa Visual".

Assim continuei trabalhando com o canal do Youtube e também abrindo algumas turmas do meu curso completo, o HQ na Prática.

O que isso tem a ver com a Fliptru?

Ao meu ver eu estava ajudando na formação de novos quadrinistas... mas onde essas pessoas deveriam publicar seus quadrinhos?

Existiam opções internacionais como o Webtoon e o Tapas e muitos brasileiros de fato usam essas ferramentas para publicar quadrinhos tanto em inglês como em português.

Mas eu não conhecia opções nacionais que possibilitassem um público focado em quadrinhos brasileiros.

Só o fato de você não saber inglês é uma barreira para conseguir publicar nesses sites gringos...

Como meu emprego é de desenvolvedor de software e eu faço isso quase a tanto tempo quanto faço quadrinhos, resolvi que eu iria criar uma plataforma para que quadrinistas brasileiros tivessem seu espaço online.

Depois de muitas idas e vindas, em maio de 2019 a Fliptru entrou no ar!

Como estamos hoje?

Alguns quadrinistas já confiaram na plataforma logo nos primeiros meses.

Em junho de 2019 tivemos dois quadrinhos publicados, sem contar os meus, claro. Foram Guerra Interior e O Audaz.

Em julho de 2019 mais de dez novos quadrinhos, entre eles SIDERAL, que continua com capítulos atualizados constantemente e se mantem como um dos mais curtidos no Top 9 da Fliptru até hoje.

E assim por diante.

Pouco mais de um ano após esse lançamento tímido a Fliptru tem hoje 110 quadrinistas que publicaram 211 quadrinhos com 428 capítulos, dentro daqueles que são séries, somando um total de 6010 páginas!

Já são 427.294 visualizações de páginas de quadrinhos através da plataforma.

Tenho muito orgulho de ver nossa comunidade crescendo tanto e espero que cresçamos muito mais para que nos próximos aniversários da plataforma tenhamos números cada vez mais impressionantes.

Para onde vamos?

A ideia dessa comunidade é que ela seja uma referência em quadrinhos online (webcomics) no nosso país e é para isso que trabalhamos.

Cada autor e autora que participa da Fliptru é responsável direto pelo crescimento atual da Fliptru e também pelo crescimento futuro.

Cada vez que alguém da comunidade compartilha nas suas redes sociais que tem um quadrinho novo aqui mais pessoas sabem que nós existimos e, consequentemente, mais pessoas consomem as obras criadas por todos nós.

Por isso só posso ser muito grato a todos vocês membros da comunidade Fliptru.

Vamos crescer juntos!

E que venham mais e mais aniversários por aqui.

Um grande abraço e até a próxima!

--


Marcus Beck
Quadrinista e criador da Fliptru



Publicado em 01/06/2020