5 Mangás sobre Mangakás Brasileiros
5 Mangás sobre Mangakás Brasileiros

por @Taygra_Suza19

Oi pessoal, beleza? Sou Taygra Suza, uma pessoa que está tentando dar o seu melhor para se encaixar na profissão de quadrinista.

Tenho certeza que a maioria que publica nesta plataforma também sonha bastante com o sucesso em suas publicações de mangás, webtoons, webcomics ou quadrinhos. Seja qual for o seu estilo de fazer quadrinhos, você tem que estar ciente que o percurso até o objetivo final não será nada fácil.

Já tem um tempo que eu estava querendo escrever um artigo ou vídeo sobre esse tipo de assunto. Agradeço ao Marcus Beck por me dar a oportunidade de participar do blog da Fliptru.

Bom, vamos parar de enrolação e partir logo para os Mangás sobre mangakás que temos na plataforma e que consegui catalogar.

BRAkuman, de Fabio Gesse e Raphael Munhoz

Muitos de vocês com certeza ouviram falar do mangá Bakuman de Takeshi Obata e Tsugumi Ohba, que fala de uma jornada de vida cotidiana de dois adolescentes apostadores que tentam entrar no apertado mercado de mangás japonês. Pensando o quão diferente são as circunstâncias em relação ao mercado de mangás que o Brasil tem do Japão, Fabio Gesse e Raphael Munhoz escreveram o one-shot BRAkuman

Sinopse da História

Todo quadrinista independente vai se identificar com a história de BRAkuman. A jornada de fazer quadrinhos no Brasil não é fácil e aqui você verá um pouco das frustrações e ambições de Jotacê, um rapaz que trabalha em um escritório, mas sonha em fazer sucesso com o seu mangá independente.

Opinião sobre esse mangá

Como alguém que leu tanto Bakuman quanto BRAkuman, posso dizer que é notória a diferença entre os mundos. Enquanto no Japão os protagonistas de Bakuman aparentam ter apenas uma única preocupação (e com certeza não é financeira), no Brasil Jotacê tem que se preocupar em trabalhar para se sustentar. E para desenhar seu mangá precisa ficar acordado até tarde para postar de graça em um site, e quando pode participar de concursos que aparecem de vez em quando. Bem familiar né? Esse mangá traz uma visão mais realista de como é o dia a dia de um mangaká independente no Brasil, e acho que a mensagem final dele é “esteja ciente das suas circunstâncias e tente usá-las ao seu favor, mas esteja preparado para ter vários contratempos e que isso vai ser muito comum na sua caminhada para ser mangaká”. Para quem ainda não leu recomendo demais a leitura deste.

Leia BRAkuman clicando aqui.

Ato de Heroísmo, de Marcus Beck

Por que não falar também de um quadrinho que quebra a quarta parede para falar sobre quadrinho? Alguns de vocês já conheceram ou já ouviram falar do quadrinho Desvendando os Quadrinhos de Scott McCloud, que explica muita coisa usando o autor transformado em desenho. Marcus Beck se aventurou em um conceito parecido, para criar um quadrinho curto para a segunda edição do Desafio Fliptru. 

Sinopse da História

Este quadrinho foi feito para a segunda edição do Desafio Fliptru. É uma homenagem a todos aqueles que apoiam de alguma forma os quadrinhos independentes. Seja criando ou mesmo lendo, comentando e compartilhando o trabalho de quem se esforça para fazer aquilo que ama. Meu sincero 'muito obrigado'!

Opinião sobre esse mangá

Esse é um mangá curto que quebra a quarta parede e que traz uma mensagem muito linda, incentivando e elogiando quem está apoiando os quadrinhos independentes de alguma forma seja financeiramente, comentando, compartilhando e produzindo. Marcus Beck quebra a quarta parede e dizendo algo que antes de ler não havia me dado conta, que há heróis aqui na plataforma Fliptru que estão fazendo ela crescer cada vez mais, apenas uma comunidade forte como essa pode formar uma corrente do bem para trazer a tão sonhada valorização dos quadrinhos independentes que tanto almejamos. 

Leia Ato de Heroísmo clicando aqui.

Batalha, de Marcus Beck 

Acredito que todos nós que produzimos mangás, quadrinhos, webtoons ou webcomics, já sentimos um certo peso nas costas por conta das outras responsabilidades que temos no dia a dia. Muitas vezes somos vencidos pelo desânimo, ou por um bloqueio criativo, e também pelos trabalhos extras que precisamos fazer para nos sustentarmos. E é isso que esse outro mangá curto do Marcus Beck ilustra muito bem.

Sinopse da História

Todo dia uma batalha acontece. Talvez essa batalha não aconteça no mundo físico, mas no mundo das ideias. Fiz essa HQ curta após muito pensar sobre as dificuldades que temos para arranjar tempo para fazer aquilo que mais gostamos, graças às obrigações de ser uma pessoa adulta nesse mundo em que vivemos. É a primeira vez que faço uma história autobiográfica.

Opinião sobre esse mangá

Esse outro mangá do Marcus Beck ilustra de uma maneira muito criativa as lutas que os quadrinistas independentes têm que lidar no dia a dia. Nosso herói precisa enfrentar um monstro muito parecido com aqueles que apareceram no filme The End of Evangelion, que com certeza representa todos os obstáculos que ficam no nosso caminho. O momento em que o nosso herói Marcus Beck invocou uma espada (de uma maneira que me lembrou o Kuwabara de Yu Yu Hakusho de Yoshihiro Togashi) me deixou arrepiado. Mas no final nos lembramos que por mais que a gente lute e derrote esse monstro várias vezes, ele sempre volta.

Leia Batalha clicando aqui.

Devaneios, de Rioshy

Muitas vezes as pessoas leem e gostam muito dos mangás que os mangakás escrevem, mas não fazem ideia do que rola nos bastidores da produção. Em mercados consagrados de quadrinhos como os do Japão, França e Estados Unidos, já é bem trabalhoso e estressante produzir um quadrinho, mas aqui no Brasil acredito que o desafio é ainda maior, já que a maioria dos autores independentes não vivem do que escrevem, então precisam se virar como podem. Devaneios, essa série de tiras da Rioshy ilustra um pouco como é a perspectiva de vida dela como mangaká brasileira independente. 

Sinopse da História

Tirinhas sobre coisas que acontecem no meu dia a dia.

Opinião sobre esse mangá

A série de tirinhas que a Rioshy desenhou, mostra a realidade de muitos mangakás brasileiros. Nos bastidores muitos passam por apertos financeiros, ganham pouco no trabalho ao mesmo tempo que ficam muito estressados, e isso sem contar aqueles que estudam, tudo isso somado ao pouco tempo que arrumam para desenhar um mangá, aí você percebe que não é fácil. Em nenhum momento das três primeiras tiras vi a Rioshy desenhando, pois ela estava com outras preocupações na cabeça, algo que acredito que acontece com muita gente (eu me incluo nessa categoria). O humor que ela traz ironizando os acontecimentos, é simbólico e aponta um reflexo do que a autora passa, e o desafio que tem ao desenhar com ou sem vontade.

Leia Devaneios clicando aqui.

Faculdade de Mangaká, de Taygra Suza

Na verdade eu queria colocar como o quinto da lista um outro mangá o Página, eu tinha anotado no meu caderno velho para ler depois há um ano atrás, fui procurar recentemente, mas não consegui encontrar aqui na Fliptru, parece que o autor por algum motivo, infelizmente, resolveu apagar da plataforma. Então para fechar os 5 da lista resolvi colocar minha série mangá (que pretendo continuar assim que eu puder), que também entra no tema deste artigo.

Sinopse da História

Um mangá de pequenos capítulos, que conta as aventuras e desventuras de mangakás brasileiros que estudam em uma faculdade no Japão. Com uma comédia simples, aleatória às vezes, e absurdo sempre. Espero que gostem.

Opinião sobre esse mangá

No começo o objetivo de fazer o mangá Faculdade de Mangaká era apenas me obrigar a desenhar sem me cobrar demais, e tentar criar ou recriar algumas cenas cômicas que eu observava na interação do grupo do instagram Guilda dos Mangás. Tentei imaginar como seria se um grupo de mangakás brasileiros conseguisse a oportunidade de estudar no Japão. E estou tentando referenciar e homenagear quadrinistas e quadrinhos da Fliptru de uma maneira bem humorada. Ainda não consigo manter uma boa frequência de publicação, mas espero conseguir passar mensagens tão boas quanto as que os quadrinhos que falei agora a pouco passam.

Leia Faculdade de Mangaká clicando aqui.

E esses foram os 5 Mangás sobre Mangakás que consegui catalogar aqui na Fliptru. O que achou dessa resenha? Já leu ou ainda vai ler algum mangá da lista? Responda nos comentários. 

Aliás estou fazendo o possível para explorar e ler várias publicações aqui da Fliptru para selecionar algumas para ir resenhando no blog.

No momento toda segunda-feira às 20:00 da noite estou fazendo Live de Leitura de indicações no meu canal do Youtube, ficarei feliz em receber uma indicação sua, para ler ao vivo e quem sabe selecionar para resenhar no blog.

Nos vemos na próxima publicação.

Publicado em 14/12/2022