CRÔNICAS DE UM QUADRINISTA
“É CLARO QUE A DEDICAÇÃO NÃO É UMA GARANTIA DE SUCESSO”
Saudações, terráqueos!
Faltando pouco mais de um mês para estreia da série live action de One Piece na Netflix, Eiichiro Oda, autor de um dos mais famosos mangás já escritos, vem a público através de uma mensagem aos fãs falar sobre a produção e lançamento dessa série. Em meio a um misto de ansiedade e preocupação, não por falta de vários exemplos ruins em adaptações de animes por parte da Netflix (vide Death Note e Cowboy Bebop), Eiichiro vem de certa forma garantir que, apesar de várias mudanças e percalços, a série ficou boa e digna de dedicação de nosso tempo em aprecia-la.
Adoro todo o cuidado que o Oda tem com sua obra e de como ele interage com seus leitores sabendo do impacto que sua obra tem. E de tudo que ele falou nessa mensagem a frase que me saltou aos olhos foi essa que serve de título dessa crônica. Ela me fez pensar sobre a produção de quadrinhos, sobre tudo a produção de quadrinhos independente. Garanto que seria muito fácil para você listar obras que são boas, mas que não se configuram em sucesso. Algumas que provavelmente estarão legadas ao obscurantismo eterno.
Essa frase me chamou atenção porque muitas vezes pensamos que pelo fato de nos dedicarmos em nossas histórias, pensar bem os diálogos em cada palavra, maneirismos dos personagens para que se tornem de fato vivos, ângulos de câmera para dá certa sensação, quadrinização que encaixe com a narrativa, referências e por aí vai, nada disso garante que sua história será lida por muita gente ou que todos gostem dela, que seja bem em vendas ou bastante divulgada.
Parece triste isso por que o pensamento que vem em seguida é: por que continuar se não há garantias? Não quero te impor uma visão de mundo que te ajude a responder isso. Gostaria de saber de vocês como vocês lidam com essa questão. Como vocês respondem isso?
O que me impressiona é que alguém que de fato alcançou sucesso tem essa certeza que nem toda dedicação é certeza de sucesso. Só mostra o quanto ele ama o que faz. Como encontra sentido em sua vida fazendo o que faz. Ops! Olha eu aí quase respondendo!
Isso não é um texto pra te desmotivar, apenas te mostrar que essa jornada é difícil e que não há garantia de sucesso. Mas deve ter seu valor intrínseco porque senão não teríamos tanta gente nessa jornada. Aprendo mais uma lição com o mestre Eiichiro Oda, dura, mas necessária na caminhada de um quadrinista independente.
^_^x
Deixe aí seu comentário. Participe da discussão. Fala aí algumas obras que você acha que deveriam ter mais notoriedade, o que você acha da frase do Oda e como você responderia o questionamento do texto. E obrigado por ler!
Publicado em 29/07/2023
Patrocinado
Ladrões de Vidas
Novo!
@EuWillSouza
#01
Sense Life
+18
@Glitch_Tellend
#02
Monsters Odyssey
@RicardoMango
#03
Lourrence
@htcafe
#04
Blood Griffin
@grand_forge
#05
A pervertida e o Virtuoso
@gonsalosensei
#06
Nubentes
@Johnny_Braga
#07
Desculpa, eu gosto de você.
Novo!
@Claumazzu
#08
Twin Heart Zodiac
+18
@Bagul
#09
MISS FORTUNE
Novo!
@kavalo_marinho
#10
Lampião
@heitoramatsu
#11
Pérolas Arcanas
Novo!
@Leo777
#12
As entregas de Junior
+18
@MathD