Quadrinho pra quem não é de quadrinho - O marketing de Nubentes
Quadrinho pra quem não é de quadrinho - O marketing de Nubentes

por @fliptru

Não foi à toa que escolhemos Nubentes para ser o nosso primeiro quadrinho impresso.

Nós acreditamos no potencial dessa obra dentro da comunidade, mas também acreditamos que ela tem o que é preciso para romper a "bolha" e chegar até pessoas que não "sabem" que boas histórias existem como HQs.

Temos trabalhado bastante na parte de marketing para esse pré-lançamento e você, que é da comunidade, já deve ter visto muitas ações em relação à essa campanha.

Isso é porque sabemos que a nossa força está aqui dentro. E estamos querendo falar com o máximo de pessoas possível que já usam a Fliptru no seu dia-a-dia.

Temos por aqui pelo menos 40 mil pessoas com conta criada na plataforma e cerca de 20 mil pessoas lendo quadrinhos no site por semana.

Apenas 10% disso publicam na Fliptru, são quadrinistas, todo o resto são leitores!

Existe uma visão muito equivocada de que a comunidade Fliptru tem apenas quadrinistas, porque são estas pessoas aquelas que mais interagem nas publicações.

Mas temos MUITOS leitores acessando e consumindo quadrinhos aqui. Isso não é mais uma dúvida, é uma certeza.

Ainda precisamos melhorar as ferramentas "apenas para leitores" para incentivar essas milhares de pessoas a engajarem nas obras. Mas isso é pra outro texto...

Aqui estamos falando da força dessa comunidade, mas que ela pode ser ainda maior.

Por isso, a outra parte dos nossos esforços de marketing está focada em quem ama uma boa história, mas não tem familiaridade com quadrinhos.

Essas pessoas lembram da Turma da Mônica e dos quadrinhos da Disney do século XX e acham que quadrinhos é isso: coisa para criança.

Elas não entendem (ainda) que ótimas histórias podem ser consumidas no formato de quadrinhos.

E esse pensamento precisa ser quebrado para que o mercado de quadrinhos possa se expandir e se tornar muito maior do que ele é atualmente.

Em lugares como a França e o Japão todos os demográficos (combinações de idade e gênero) já tem o costume de consumir quadrinhos.

Para que isso aconteça aqui, é preciso investir pesado.

E nós estamos dispostos a começar a fazer isso, mesmo que o resultado se dê a longo prazo.

Pra isso, queremos alcançar essas novas pessoas através de ações de marketing.

A primeira delas foi contactar uma influenciadora de literatura e pedir para ela ler Nubentes e divulgar para seu público sua opinião sincera sobre a obra.

Ela o fez no Instagram e também na plataforma de leitores Skoob.

Olha o que ela disse (acompanhado de cinco estrelas de avaliação):

"Histórias em quadrinhos como um romance? Nunca pensei que diria isso, mas eu amei demais esse livro! Claro que temos que pensar que é pra maior de 16 anos até porque aparecem os seios e os personagens estão fumando, mas isso é vida real! Eu gostei muito desse livro, me chocou as vezes as falas porque eu não sabia se estavam brigando ou não, mas o autor me ajudou e a leitura foi bem bacana! Recomendadíssimo!"


Ela postou uma resenha em vídeo de Nubentes no Instagram também que ficou muito legal.

Vimos algumas reações bem interessantes do público dela.


Bem legal ver as pessoas redescobrindo os quadrinhos como uma mídia de entretenimento, não é?

Até o final dessa campanha de pré-venda de Nubentes nós ainda teremos mais uma outra influenciadora literária falando sobre a obra e esperamos mais reações positivas como essas.

Como já foi dito neste texto, sabemos que essas ações podem não resultar em vendas imediatas do quadrinho impresso Nubentes, mas estamos aqui para o jogo de longo-prazo.

Vamos continuar investindo em aumentar a quantidade de leitores de quadrinhos no Brasil e não apenas com campanhas de impressos, mas também com campanhas de quadrinhos digitais aqui da nossa comunidade (previstas para o ano que vem).

Você pode financiar este nosso esforço comprando moedas da Fliptru e, principalmente, comprando um ou mais exemplares de Nubentes na campanha de pré-lançamento.

Não esqueça de usar o cupom SOUDACOMUNIDADE para ganhar 10% de desconto!

Vamos juntos levar quadrinho pra todo mundo!

Fliptru, Porque quadrinho é pra todo mundo.

Publicado em 14/10/2024