Como está sua caixa de ferramentas?
Como está sua caixa de ferramentas?

por @Moreatti

Saudações para vocês!


Este texto é baseado no livro de Stephen King: "Sobre a Escrita", que fala sobre o processo de escrever (Vale muito a pena, caso ainda não tenha lido).

Independente do quão sério, ou quão na brincadeira você leve seu projeto, é bom avaliar as opções de materiais que ajudam no seu processo criativo. Pense um profissional qualquer: um cirurgião, um pedreiro, um mecânico. Você pode ter uma perspectiva da qualidade do trabalho deste profissional por sua 'Caixa de Ferramentas' daí vem a questão:


Como anda sua caixa de Ferramentas?"


Quando ao nosso trabalho, podemos organizar nossa caixa de ferramentas nos seguintes níveis:


Martelos e chaves pesadas:

Aqui vão suas ferramentas de uso pesado e diário. A linha de frente. Geralmente lápis(lapiseira), borrachas, canetas e papel. Não há muito segredo aqui. Como não são materiais de precisão, uma ferramenta comprada no mercadinho da esquina faz a mesma coisa que uma projetada pela NASA. Existem sim questões técnicas como, grafites ou borrachas mais ou menos macias. Mas para ferramentas deste nível, o importante mesmo é não deixar faltar. Se faltar, não há produção.


Trenas e outros Materiais de medição

É até possível realizar algum trabalho sem estas ferramentas mas, elas melhoram seu resultado significativamente.

Da mesma forma que é possível usar uns pregos e linhas para verificar o alinhamento dos tijolos, você pode optar por um nível a laser.

Neste nível, há réguas, curvas, esquadros, gabaritos, compassos. O círculo cromático entra aqui, caso trabalhe com cores. Outra coisa é o custo dos materiais. Há uma diferença no resultado se mudar de plástico simples para acrílico, por exemplo. E aqui, quantidade e variedade significam sim, qualidade. Neste ponto, é importante também que o profissional já tenha algum conhecimento de campo para saber o que usar. Quando e se vale a pena investir $$ em materiais. Lembre-se: por melhor que seja a ferramenta, se ela não sai da caixa para ser usada, é muito melhor não tê-la.


Chaves de Precisão

Aqui está o limiar do profissional.

Mesmo que não seja seu objetivo trabalhar profissionalmente, as ferramentas neste nível são indicadas pra quem realmente busca algum aprimoramento. Estas são ferramentas "chatas" de trabalhar e de ajuste fino.

Dicionários, livros de gramática, livros de anatomia, manuais de desenho, quadrinhos e livros de referência, etc.

Sim, dá pra usar softwares pra corrigir seu texto mas, o computador não sabe quando você quer usar "Por que", "porque", "por quê" ou "porquê". A "caixa de ferramentas" de um quadrinista tem a particularidade de usar as ferramentas de desenhistas e escritores. Portanto, temos mais trabalho e sempre há alguma novidade por aí.


ESPECIAL


Impressora de construção

(Sim, a tal máquina de imprimir parede)

Na área da tecnologia, o céu é o limite.

Se você usa o Tablet ou mesa digitalizadora, o raciocínio é muito parecido. Existem hardwares e softwares de todos os preços, tamanhos, e capacidades. O investimento depende de fatores como: volume de produção, objetivos, perícia e até gosto pessoal(houve um tempo, quando os dinossauros dominavam a Terra, que eu odiava tudo que vinha da ADOBE). Há ainda as facilidades das I.A. mas, se tiver condições financeiras de investir nestes atalhos para a sua caixa de ferramentas, é um caminho válido mas, considere TER AS SUAS FERRAMENTAS À MÃO. E sempre use.


Por último, simplesmente experimente. Faça o teste com vários materiais. Lembre-se que a arte é subjetiva e trabalhar nela também é. Você pode ficar confortável com uma ferramenta que ninguém gosta (transferidor). Ou não conseguir usar uma ferramenta que todo mundo usa (bico de pena).

Apenas invista alguma energia (e só se for possível, algum dinheiro) na sua caixa de ferramentas e faça sempre o melhor possível com o que já tiver a sua disposição. Deixe aqui um comentário ou duvida.

Longos dias e belas noites!

Publicado em 07/11/2023

“É CLARO QUE A DEDICAÇÃO NÃO É UMA GARANTIA DE SUCESSO”
“É CLARO QUE A DEDICAÇÃO NÃO É UMA GARANTIA DE SUCESSO”

por @Ednaldo_Alves007

CRÔNICAS DE UM QUADRINISTA“É CLARO QUE A DEDICAÇÃO NÃO É UMA GARAN...

Indicação de leitura #01
Indicação de leitura #01

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom minha gente?! Sabia que tem muito quadrinho bom aqui...

A sina de SINA - O primeiro obstáculo
A sina de SINA - O primeiro obstáculo

por @Ednaldo_Alves007

Saudações, pessoal.Voltamos com mais uma etapa dessa jornada que m...