Conheça o autor de Kikronicles
Conheça o autor de Kikronicles

por @OsSLAPS

A Fliptru é mais do que um site onde se publicam quadrinhos online, é uma comunidade de pessoas que amam o que fazem! Por isso gostamos de trazer um pouco mais de cada pessoa da nossa comunidade através de entrevistas

Ficaram com saudade? 

Oi! Eu me chamo Fuinha Sagaz e publico aqui na Fliptru no perfil @OsSLAPS.

E hoje eu estou aqui para começar uma nova era do nosso querido Flip Blog.

Sem Enrolar, vamos à entrevista!

E para dar o pontapé inicial hoje eu apresento a vocês o Luiz Henrique, autor de Kikronicles, conhecido como o @kikeluzi aqui na plataforma.

1. Nos conte quem é você? Quantos anos tem, de que cidade é, o que faz da vida e o que mais valha a pena compartilhar com a comunidade Fliptru!

Meu nome é Luiz Henrique, sou paraense, e tenho 30 aninhos.

Há alguns anos, fiz uma faculdade meramente pelo sentimento de ter que fazer uma pra ser um ser humano "digno" kkkk mas, nunca me senti verdadeiramente bem trabalhando no que fazia. Foi aí que notei que, ao contrário do que ouvi durante quase toda vida, estava conseguindo ter mais resultados trabalhando com algo fora do meio acadêmico, que é o que faço atualmente, com a venda de artes na internet ("commissions" e etc).

E fora o trabalho, meu investimento atual é em buscar conseguir um reconhecimento maior no meu nome artístico, kikeluzi, e aí, finalmente chegar num nível de viver de quadrinhos e das coisas que eu produzo xD Seria um sonho? ou seria uma ambição? Bom, ainda não tenho certeza... enquanto não tenho esse nome, tá tudo bastante custoso. 

Mas para alcançar esse objetivo, também estou trabalhando em um projeto de divulgação de artistas independentes em parceria meus amigos @oanhanguera e o @osslaps (não sei se você conhece), pra a gente juntar forças e conseguir chegar nesses nossos objetivos mais rapidamente! \o/

@OsSlaps? Nunca ouvi falar… 

2. Você disse que começou a ter resultados trabalhando no meio artístico, como foi este começo, e como você descobriu a Fliptru?

Eu sempre estive no meio artístico como hobbie, participando de grupos de desenhos no Facebook e fazendo histórias por diversão, mas a primeira coisa que fiz pra sair do hobbie e tentar o profissional foi estudar sobre o mercado de venda de artes na internet; e também, descobrir que uma mesa digitalizadora sai mais em conta do que materiais de desenho que gastam e alguns vídeos e blogs me deram uma luz. Principalmente por eu ver que algo do tipo não era tão impossível assim!

Desse estudo, me inspirei bastante na história do(s) Eudetenis, o nome artístico, não de uma pessoa, mas, de um casal brasileiro que trabalha com venda de artes no Japão. A esposa desenha para pessoas e empresas e o marido faz a parte de empreendedorismo, conseguindo os clientes e divulgando o trabalho. E atualmente eles possuem quadrinhos próprios!

Daí, comecei a procurar clientes em grupos do Discord e Twitter, o que me fez virar um furry (tô brincando, AINDA não... ainda...).

Mas apesar de tudo, desenhar ainda não é exatamente a coisa que eu mais gosto de fazer na vida, e sim, digamos... criar mundos! Por isso, sempre tive vontade de criar quadrinhos. Então, procurando quais seriam as melhores plataformas para publicar quadrinhos, vi que existia essa maravilha aqui, com uma comunidade grande e acolhedora, e também, a possibilidade de monetização de quadrinhos! Estava decidido… Fliptru iria ser a minha casa.

Falou Bonito!

3. Agora, falando da sua história, Kikronicles, como foi a ideia e o processo de criá-la e desenvolvê-la?

Essa história veio desde a minha época do ensino fundamental e ensino médio kkkk onde eu desenhava eu e uns amigos da escola como super-heróis, nas folhas do caderno mesmo, e cheio de humor privado, é claro xD

Alguns amigos diziam que eu deveria continuar aquela história, que era divertida e tals... e em 2020, decidi finalmente reviver essa experiência. Mas, pra dessa vez, desenvolver um roteiro de verdade e voltado ao público verdadeiramente. Bom, a história até me parecia muito linda, mas, uma coisa me incomodava... eu havia criado um mundo de fantasia com várias raças de criaturas, mas... parecia tão clichê todos os protagonistas serem humanos e com personalidade tão comuns...

Eis que, em 2021, em alguma etapa desse processo, finalmente tomei coragem e decidi que os meus personagens seriam completamente readaptados pro mundo e pro tema da história, e daí você pode ver raças conhecidas de jogos de RPG como orcs; elfos; e goblins... e de animes como kemonomimis! E o mais importante, personalidades extremamente conflitantes entre si para deixar tudo mais legal! Pronto! Kikronicles agora estava planejado!

No final de 2021, publiquei o prólogo, meio que, como uma propaganda pra o que se poderia esperar da história enquanto eu desenhava. E acabei tendo a ideia de montar um mapa 3D pra usar de base nos meus desenhos e acelerar o processo. E foi o que fiz usando a Unity e criando um mapa gigante! Meu medo era tudo isso não valer a pena na produção, mas hoje, depois de tantos capítulos, já enxergo como algo bom! A ideia inicial era começar a publicar Kikronicles quando eu tivesse vários capítulos prontos, mas, botei na mente que se eu fosse esperar, talvez pudesse estar boicotando minha própria produção... Então... no início de 2022, já publiquei logo, até mesmo pra me pressionar a fazer. O roteiro estava pronto; o mapa estava aceitável, e bom... no caminho, fui aprendendo a fazer as coisas da maneira mais prática possível.

Inclusive, tenho um tutorial no meu canal do YouTube mostrando o passo a passo do desenvolvimento do meu quadrinho, com dicas pra tentar dar até uma luzinha pra quem tá começando ;) só ver aqui os links do meu perfil!

4. Você mencionou um projeto de divulgação de artistas independentes, pode elaborar?

Opa, claro!

Uma das grandes lacunas dos artistas independentes, como o próprio Marcus já falou várias vezes em seus vídeos, é no Marketing! Nosso tempo é tão dividido que, o que sobra pra produzir quadrinhos já tira bastante do que poderia ser pra divulgá-lo. E naquela divulgação que a gente faz, não é suficiente pra divulgar o nosso trabalho, porque o algoritmo nos esmaga!

Daí, esse projeto surgiu com a ideia de juntar toda essa galera que quer promover a sua arte e mover um algoritmo funcional com a produção em conjunto! Sabe aquela ideia de "A união faz a força"?

Pois é! Essa união estaria na nossa TavernArd, uma comunidade voltada para artistas independentes onde você pode fazer as suas postagens nas mídias sociais (e nada impede de continuar fazendo nas suas pessoais!). A diferença é que você e várias pessoas estariam concentrando a publicação em um lugar só, dividindo o esforço que você teria que fazer só pra conseguir uma frequência boa; um alcance bom; e etc. Sacou?

Para aumentar o nosso engajamento, já estamos fazendo várias lives e já temos duas lendo quadrinhos aqui da Fliptru! Mas nada disso é o suficiente. Ainda estamos precisando de publicações! Você tem algum conteúdo seu que gostaria de compartilhar ou divulgar? contribua com a gente que você vai estar contribuindo com você mesmo!

Você pode entrar na TavernArte no meu perfil daqui da Fliptru ou no @OsSlaps! chega aí com a gente e o mais importante, PARTICIPE!

5. Finalizando… quer deixar um recado para o pessoal da Fliptru?

Vos deixo aqui a frase do nosso grande filósofo:

"Busquem conhecimento" (BILU, E.T - 2010)

Não importa o que você sonha se tornar... se aprimore! seja melhor no que você pretende fazer! não fique reprimido por algo que AINDA não consegue fazer; não deixe o SEU EGO ser VOCÊ; seja humilde consigo; não queira ficar desqualificando uma tecnologia que chegou parecendo que vai desbancar o que você faz; no que for possível, se aperfeiçoe e busque ver as oportunidades no lugar das dificuldades! Porque ficar só chorando é facil e no final, só vai atrair outros choros pra acolher o seu, e no final, te manter no mesmo lugar.

E mais importante do que isso... pra quem curte shōnen de lutinha; mundos de fantasia; e zoeiras, leiam Kikronicles, é claro! 

--

Obrigado ao Kike, não só por topar a entrevista, mas também a me ajudar a estrear no Flip Blog, vocês podem esperar muito mais coisa boa vindo aí.

Obrigado por ler e não deixe de largar um comentáriozinho que a gente gosta.

Publicado em 05/12/2022

Conheça o premiado autor de SIDERAL e Na Jin!
Conheça o premiado autor de SIDERAL e Na Jin!

por @marcusbeck

Olá! Bem-vindo e bem-vinda à nova seção do nosso blog: entrevistas...

Conheça o autor de Meia de Brechó e Akaman
Conheça o autor de Meia de Brechó e Akaman

por @marcusbeck

A Fliptru é mais do que um site onde se publicam quadrinhos online...

Conheça a autora de ADENTRO!
Conheça a autora de ADENTRO!

por @marcusbeck

A Fliptru é mais do que um site onde se publicam quadrinhos online...