Indicação de leitura #02
Indicação de leitura #02

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom minha gente?!

Cada vez que preparo indicações de leitura aqui pra Fliptru, descubro que temos muitos artistas incríveis que não têm a quantidade de leituras que deveriam! 

Meu nome é Diogo Netto, trabalho com quadrinhos de forma profissional a quase 5 anos, também tenho alguns quadrinhos postados aqui na comunidade como Legítimo e Nanoguerreiros e fui convidado pelo Marcus Beck, para indicar algumas HQs aqui da Fliptru pra vocês!

E para iniciar nosso segundo post...

Guerra Interior, do Darlan Alves

Já pararam pra pensar no que acontece com o nosso corpo quando ficamos doentes? Nessa HQ fechada muito interessante do Darlan Alves, descobrimos de forma bem quadrinística como nosso organismo se defende de inimigos invisíveis.


A História

Quantas vezes ficamos doentes durante a vida? Não dá pra contar, né? São muitas vezes. Mas em cada uma, somos protegidos por nosso organismo, pode ter certeza. Nosso corpo, assim como Guerra Interior mostra, está repleto de um exercito de guerreiros que estão prontos para dar a vida para que fiquemos saudáveis! 

Essa ótima HQ conseguiu misturar ciência e batalha de forma perfeita. Um vírus (Qualquer semelhança com a realidade atual de 2020 é mera coincidência) chega ao corpo de alguém e começa a causar sintomas. Entram em ação os destemidos guerreiros que nos protegem por dentro, literalmente. Porém, não acontece aquilo que seria o natural de acontecer, nossos guerreiros começam a ser destroçados pelo vírus e se vêm em desvantagem! O restante é preciso ler para descobrir! Queria dar destaque também a estrutura da história que foi muito bem montada!

Guerra Interior também passa uma importante mensagem para nossa realidade: alimentação saudável e exercícios podem significar uma vida com muito mais qualidade e com guerreiros muito mais poderosos para nos defender! Com certeza é uma ótima leitura para nossa realidade!

Personagens

Se você já viu um guerreiro medieval sabe como eles são: implacáveis, fieis e fortes! São exatamente as características dos personagens de Guerra Interior! O foco é vencer o invasor e manter aquela pessoa saudável. Mesmo que proteger signifique morrer violentamente, esse ainda é o principal objetivo, pois, assim como é mostrado na história, novos guerreiros viram e honraram aquele posto. É muito interessante a forma como o Darlan coloca esses personagens no contexto da história pois o que acontece é realmente uma batalha dentro dos nossos corpos e conciliar isso com uma batalha medieval foi algo muito inteligente e interessante.

Arte

Me senti muito bem confortado lendo essa HQ, o estilo de desenho colorido e fluído agrada bastante. É uma arte que explora bem o posicionamento do personagem e isso, dentro do contexto proposto, acrescentou em muito na história. Além disso, o traço do Darlan e as cores que ele usou fazem a gente lembrar que tudo aquilo está acontecendo dentro de um corpo humano o que é outro grande ponto positivo. Porém, um pouco mais de treino na parte da anatomia das mãos daria mais profundidade e deixaria o estilo ainda mais fluído.

Leia Guerra Interior clicando aqui.

E a nossa segunda indicação de hoje é...

O Audaz, do Alex Cruz

Nessa série, vemos a história de Marcos Peretti, um jovem rapaz de aparência comum que presenciou tristes fatos quando pequeno, como a morte de seu pai, e que após crescer descobre que seu falecido ente querido também era criador de uma armadura que poderia mudar o curso da segurança nacional.


A História

O super herói brasileiro nunca esteve tão bem representado como em O Audaz. No primeiro capítulo dessa interessante série, vemos como nasceu esse inspirador herói rio-grandense. Tudo parece normal para Marcos até que um misterioso homem o surpreende numa estação de trem, dizendo que conhecia o falecido pai de Marcos. 

Logo, nosso protagonista descobre que o misterioso homem é Anibal e o mesmo revela que conduzia, junto com o pai de Marcos, a criação de uma espécie de armadura que poderia dar poder a um homem comum aumentando sua força e o protegendo de muitas coisas. Só que Anibal não é o único que sabe dessa armadura, perigos muito maiores estão nas sombras a observar. Acho que não preciso falar mais nada sobre o restante do capítulo. A história é regada de muita ação e emoção e se parece de mais com uma clássica história de heróis, mas não se preocupem, pois é uma história muito bem contada e está longe de ficar saturada como as que a gente já conhece.

Personagens

Vamos, primeiramente, falar do nosso protagonista: Marcos Peretti. Imagine um homem comum de 26 anos que presenciou a morte do pai quando criança e anos depois se depara com uma cidade que precisa muito de sua ajuda. O poder está nas mãos dele, mas tudo depende da vontade do mesmo de agir e arriscar tudo para manter a paz, bem interessante, não? Marcos é um personagem que representa coragem e humanidade por isso no fim das contas, na minha visão nesse primeiro capítulo, esse personagem representa muito bem aqueles clássicos e interessantes heróis que sempre nos fazem querer saber o que eles vão fazer depois. 

Temos também o Anibal que é aquela ponte entre o protagonista e seu super futuro heroico. Esse personagem representa, dentro da hq, toda a experiência e inteligência que existe dentro da série. Amigo do pai do protagonista e o responsável por guardar um grande segredo por muito tempo, Anibal de Castro mostra ser alguém bastante responsável e que não deixa seus objetivos pra traz mesmo que tenha que enfrentar um mundo. 

Se você não gosta de histórias de super heróis, antes de falar algo sobre, leia, analise-a, depois você fala. Às vezes a gente descobre que é uma ótima história.

Arte

Sobre a arte dessa HQ podemos dizer que é bem agradável, onde o traço do Alex interage muito bem com a história e com o mundo que a mesma está inserida. No entanto, sempre dá pra melhorar. Pro estilo de arte do Alex Cruz, retirar essas reticulas e substitui-las por hachuras feitas à mão deixaria as coisas muito mais interessantes, pois vemos um traço que varia sua espessura, o que dá um charme aos desenhos e uma vida a mais pra história e as reticulas tiram um pouco dessa vida por não casarem tanto com o traço do Audaz. Mas essa só uma observação minha como leitor, só uma opinião.

Outra coisa a destacar é que existem muitas repetições na história. É preciso tomar cuidado com a função do recordatório, pois se o mesmo apontar apenas o que já estamos vendo no quadro, teremos uma HQ truncada e a narrativa paga por isso. O ideal é apenas que mostremos a história e que usemos a fala apenas quando a mesma for relevante para a trama. Isso não diminui a qualidade da HQ Audaz, mas inseridas na história teriam um impacto positivo muito maior.

Leia O Audaz clicando aqui.

E pra fechar as indicações de hoje...

Caçadores de Aventuras do Iran Skrull

Nessa gostosíssima HQ curtinha, descobrimos como a vida de caçadores de aventuras pode ser muito interessante.


A História

Se falarmos uma vírgula dessa história vamos acabar dando spoiler, não tem jeito, pois além de ser curtinha, foi muito bem contada e a mesma não desperdiça espaço nenhum! Cada movimento, mesmo que milimétrico dos personagens, é relevante pra história e isso é de se aplaudir em uma HQ, mesmo que essa história só tenha 5 páginas. 

Mas Caçadores de Aventuras revela algo muito importante para a vida e acho que essa é principal mensagem da mesma. É algo muito importante que não nos pode faltar já mais! Aposto que você ficou se perguntado o que é... vai lá ler pra descobrir é mais do que interessante.

Personagens

Dois pequenos Caçadores de Aventuras precisam usar toda a sua coragem para uma batalha que pode ser mortal! Simplesmente, o Iran Skrull foi cirúrgico nesses personagens que encaixaram muito bem com o universo da história. Simples e bem objetivos, nosso caçadores de aventuras têm poucas falas mas como já citei, todas muito relevantes pra história e ao mesmo tempo reveladoras sobre as características de cada um dos protagonistas. Indico bastante a leitura.

Arte

Muito boa! Traços firmes e bem definidos que combinam com os personagens e o ambiente da história. Hachuras muito bem colocadas que mostram relevo e fazem o desenho saltar das páginas, nos fazendo esquecer que estamos olhando para uma página 2D, o que é bem interessante, não? Outro ponto que foi muito bem colocado dentro da história foram os pretos da arte que estão bem equilibrados com o branco o que eu acho um pouco difícil de fazer. Resumindo é uma arte muito boa!

Se eu fosse você iria ler essa HQ agora! Em dois minutos você se encanta com ela! Há, há, há, há!

Leia Caçadores de Aventuras clicando aqui.

--

E assim a gente conclui mais uma indicação de leitura tripla!

Se quiser conhecer mais do meu trabalho com quadrinhos e indicações de leitura é só procurar por @diogonetto_hq no Instagram! Tenho bastante conteúdo lá e tô sempre trazendo atualizações! 

Valew, minha gente! Até mais!!!

Publicado em 26/09/2020

Indicação de leitura #04
Indicação de leitura #04

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom?! Vamos conhecer mais alguns quadrinhos aqui da Flip...

Indicação de leitura #03
Indicação de leitura #03

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom, minha gente?! Vamos para mais algumas indicações? M...

Indicação de leitura #01
Indicação de leitura #01

por @Diogonettohq

Olá! Tudo bom minha gente?! Sabia que tem muito quadrinho bom aqui...